Cotidiano

Canil da PMRR integrará o esquadrão antibombas

Os policiais estão no Rio de Janeiro para atuar durante as Olimpíadas

As duas equipes do Canil, composta por dois sargentos, dois soldados e dois cães policiais já estão atuando na equipe de segurança da Olimpíadas Rio 2016. O cão policial Kratus, da raça Rottweiler está empregado no policiamento ostensivo e a cadela Íris, da raça pastor belga de malinois, no esquadrão antibombas.

Íris foi treinada para faro de narcóticos e explosivos e juntamente com os seus condutores, o sargento Aurélio Figueiredo e soldado Wisley Sabino, realizaram buscas durante seis horas na Arena Olímpica, onde serão realizadas as provas da ginástica. O trinômio composto pelos dois militares e a cadela são responsáveis por fazer varreduras nas dependências dos locais onde ocorrerão as competições.

Em maio deste ano sete oficiais da PM/RR já haviam sido enviados para compor a Força Nacional de Segurança. Sargentos, cabos e soldados que participaram da Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos INC-GE que ocorreu em Roraima no final de fevereiro, deverão participar do evento em diversas frentes de atuação.

A princípio o Canil não havia sido requisitado para reforçar as forças de segurança. Porém diante da necessidade, a Força Nacional, que se funda na cooperação mútua entre os Estados, requisitou às polícias que tivessem cães especializados em explosivos e policiamento, animais e condutores para essa atuação.

A PM/RR enviou os dois cães policiais treinados para missões específicas. O Sargento Ângelo Silva é o condutor do cão Kratus e explica que o animal foi selecionado por ser um dos melhores cães de guarda e proteção da corporação. A cadela Íris foi recentemente treinada para detecção de explosivos e narcóticos.

A raça Pastor Belga Malinois é tida como excelente cão de guarda, farejador de drogas, busca de fugitivos e de vítimas em soterramento, guia de cegos, agility, obediência, entre outras atuações. Ela é apta a detectar os 12 principais explosivos comercializados no país, conforme explicou o sargento Aurélio Figueiredo.

Com informações do Governo do Estado