Cotidiano

Candidatos denunciam falta de organização e tumulto

De acordo com alguns denunciantes, houve falta de organização e tumulto durante a prova aplicada nesse domingo (24)

Candidatos que fizeram a prova do concurso da Assembleia Legislativa aplicada nesse domingo (23) denunciaram a Folha de Boa Vista falta de organização e tumulto.

Segundo o estudante Roberto Santos, houve discussão entre candidatos e os coordenadores que aplicavam a prova no Colégio Militarizado ‘Maria dos Prazeres Mota’.

“Eles não permitiram que ninguém saísse da sala com a sua marcação, sendo que, na folha de instrução no item 12 dizia que a última folha era destacável e poderia ser levada pelo candidato  com as suas anotações, pois afirmava a folha de instrução, que esse era o único meio para levar as suas anotações depois de 90 minutos e antes dos 30 minutos finais” explicou.

O candidato contou que segundo o edital informara que o caderno de provas poderia ser levado nos últimos 30 minutos. “Era a última folha que não fazia parte do caderno, estava escrito ‘Esta folha é sua’. A coordenadora que esteve na minha sala disse que a página de instrução é uma página padrão, mesmo sendo uma página padrão, nela constava outros 11 itens que não poderiam deixar de ser observados, pois caso contrário o candidato seria eliminado” relatou.

Na escola Maria das Dores, também houve tumulto, o candidato Claudio Souza, disse que a alteração não constava no edital. “Teve uma moça que levou a folha, e disseram que ela poderia ser eliminado por isso” relatou.

Outro lado – 

A Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa esclarece que no edital e no cartão de confirmação de inscrição do concurso público organizado pela Funrio, consta que o candidato só poderia levar o caderno de questões faltando 30 minutos para o término do horário da prova.

O edital autoriza o candidato a anotar suas respostas em meio autorizado pela Funrio, não podendo ser em folha destacada do caderno de questões (prova). Deste modo, caso as anotações fossem feitas diretamente na prova, o candidato deveria ficar na sala até que faltasse meia hora para o término do horário.

O princípio de tumulto ocorreu porque alguns candidatos quiseram sair com o caderno de provas antes do horário permitido. Em decorrência desse fato, sete candidatos que insistiram em sair com as provas antes do horário permitido foram eliminados do certame.