Esporte

Campeonato Norte Internacional reúne mais de 700 atletas

Participaram do mega evento atletas de Roraima da capital e do interior, do Amazonas e dos países vizinhos. Dentre as disputas a Federação fez inclusão de pessoas com deficiência.

Amantes da arte suave se encontraram nas disputas do Campeonato Norte Internacional de Jiu-Jitsu. O evento reuniu mais de 700 atletas, sendo eles roraimenses, amazonenses e de países vizinhos como Venezuela, Guiana e Suriname. A competição ocorreu neste domingo, 20, no Ginásio Hélio Campos.

Neste ano, a Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Roraima (FJJER) teve o intuito nesta edição de campeonato, fazer a inclusão de atletas com deficiência que foram aos tatames em busca de medalhas. A Folha de Boa Vista presenciou um embate em que Alex Sérgio da categoria pesado, que é surdo saiu vencedor.

Com ajuda de um interprete, ele se disse muito feliz em estar competindo pela terceira vez. Para ele o combate em questão foi razoável visto os treinos feito por ele nos últimos meses. Ele completou ressaltando a importância da inclusão, e que para ele não existe diferença entre os demais e que ele prefere competir na categoria ‘normal’.

Foram vários as disputa por um lugar no pódio. Atletas de outros países, de Estados vizinhos marcaram presença no evento. Quem também esteve em Boa Vista foram atletas de outros munícipios de Roraima, que abrilhantaram a festa do Jiu-Jistsu roraimense.

Presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Roraima (FJJER), Edimar Júnior avaliou o evento e falou do alto número de participantes.

“É um evento que por ser no início do ano, não esperávamos tantos atletas, mas devido a competição contar pontos no ranking da Federação para no final [atletas] concorrem como Melhores do Ano, então quase todos os atletas entraram no circuito para competir e graças a Deus tá sendo um sucesso”,  afirmou.

Diretor técnico da Federação, Daniel Trindade ressaltou a inclusão entre os competidores: “Como o nome já diz, é uma competição internacional, com atletas daqui de Roraima e de outros países. Ao mesmo tempo que a gente faz uma grande competição, nós buscamos também incluir atletas com necessidades especiais. Tem muitos e pra se ter uma ideia, não aceitaram lutar na categoria especial e encaram outros atletas de igual pra igual”, destacou. As premiações dos atletas e academias foram feitas com troféus, medalhas e kimonos. Foram premiados os três primeiros colocados, o campeão, vice-campeão e o terceiro.