Cotidiano

Campanha alerta para diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil

O mês de setembro está consagrado como o período em que as atenções se voltam para o alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil. Trata-se do Setembro Dourado, uma campanha criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). Esse tipo de câncer é a segunda causa de morte em pessoas de um a 18 anos, perdendo apenas para fatores externos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os pacientes diagnosticados no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) são enviados de imediato ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Após o diagnóstico, compete ao hospital realizar o acompanhamento dos pacientes com equipe multidisciplinar. Até o momento, 13 crianças estão em tratamento em oncologia no TFD, um número expressivamente menor em comparação aos 49 casos confirmados no ano passado.

O câncer infantil é muito raro e, dependendo do diagnóstico precoce, alguns têm chance de cura de 90%. Para tanto, é de suma importância que os pais levem a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliações periódicas para que o médico encaminhe a criança até um especialista no HCSA se algo suspeito for identificado. Os tipos mais comuns de câncer diagnosticados no Hospital são leucemia, aparecendo em 90% dos casos apresentados.

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) é a responsável pelo tratamento nos casos em pessoas de até 13 anos. A partir dessa faixa etária, o tratamento é realizado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia em Roraima (Unacon), o único centro credenciado pelo Ministério da Saúde para o tratamento de pessoas com câncer no Estado.

Conforme dados do Laboratório de Anatomia Patológico do Estado (Laper), sete casos foram diagnosticados em jovens de 12 a 18 anos nos últimos dois anos. Quando há necessidade de sessões de radioterapia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclareceu que os pacientes são encaminhados para outros estados pelo por TFD, tendo em vista que o serviço está em fase de implantação no Estado.

CAMINHADA – Ocorrida em mais de 500 cidades do Brasil, a Caminhada Passos que Salvam chega a sua 6ª edição nacional. No dia 26 de novembro, a caminhada acontecerá pela primeira vez em Boa Vista, na Praça Fábio Marques Paracat, às 08h, no complexo Ayrton Senna, no Centro. Além de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção de toda a população para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, o dinheiro arrecadado com a venda dos kits, que contém mochila, boné e camisa, será utilizado para a construção de um centro oncológico.

De acordo com uma das responsáveis pelo evento, Neide Silva, não está sendo cobrada nenhuma taxa para participação, apenas os R$ 35,00 dos kits. Até o momento, mais de 200 foram vendidos. Ela explicou que a importância da caminhada ocorrer em Roraima, ocorreu devido ao índice de pacientes roraimenses no Hospital de Barretos, em São Paulo. “Estão até fazendo uma campanha para saber o porquê da incidência, principalmente em Rorainópolis”, disse. Os interessados em participar e saber mais sobre o evento podem entrar em contato pelos telefones (95) 98122-3838, 98122-4041 e 98122-3435. (A.G.G)