Saúde e Bem-estar

Caminhada passos que salvam acontece no próximo domingo

Após um ano de idade até o final da adolescência, o câncer infanto-juvenil é a primeira causa de mortes por doença

O diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Brasil é o principal objetivo da “Caminhada Passos que Salvam”, que será realizada pela segunda vez em Boa Vista, no próximo dia 25 de novembro, domingo, a partir das 8 horas, na Praça Fábio Paracat. O evento acontece simultaneamente em mais de 500 cidades em todo o país e é organizado pelo Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos.

De acordo com a organizadora da caminhada em Roraima, Fátima Defante, muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores como: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e/ou desinformação dos médicos.

“Sabemos que é possível aumentar as chances de cura se nossas crianças chegarem mais cedo para o tratamento, só precisamos levar informação. Um dos principais problemas é que os sinais e sintomas do câncer infanto juvenil no início da doença são confundidos com outras doenças na infância. Por isso, é importante divulgar esses sintomas para descobrir o mais cedo possível a doença e aumentar o índice de cura”, destacou.

Fátima Defante informou ainda que em países desenvolvidos, como nos Estados Unidos, o índice de cura chega a 90%. Por outro lado, no Brasil, são registrados aproximadamente 200.000 casos de câncer infanto-juvenil por ano e somente metade (50%) consegue a cura da doença. “Ou seja, a ignorância mata em torno de 100 mil jovens todo ano em nosso país. Precisamos mudar essa realidade com informação. Um simples passo pode salvar vidas”, disse.

Kits da caminhada

A coordenação do evento está vendendo kits (camiseta, sacochila e boné) no valor de R$ 35,00. Todo o dinheiro arrecadado será revertido no tratamento das crianças com câncer. Atualmente, 47 crianças de Roraima estão fazendo tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, São Paulo. Quem quiser adquirir o kit, pode entrar em contato pelos telefones: 98122-3435, 98122-4041 ou 98122-3838.

Histórico

Em 2012, foi realizada a primeira caminhada “Passos que Salvam”, em 19 municípios de São Paulo e dois de Rondônia. Atualmente, o evento chegou ao 7º ano e foi abraçado por mais de 500 cidades, distribuídas em 19 estados, e mobiliza a sociedade, empresas e entidades. Em Roraima, iniciou ano passado, na capital. Neste ano, pela primeira vez, o município de Rorainópolis também vai fazer parte do circuito e a concentração será na Praça do Grêmio.

“Percebemos que, nas cidades onde começaram a realizar a caminhada, o índice de cura do câncer infanto-juvenil subiu de 50% para até 70%. Isso significa que nosso trabalho pode salvar diversas vidas. Vem caminhar com a gente”, comentou Fátima Defante, coordenadora do evento.

Publicidade