Política

Câmara faz audiência para debater criação de bairro em área ocupada

Área na zona rural foi ocupada no ano passado com autorização do governo, mas Iteraima afirma que processo foi irregular

A Câmara Municipal de Boa Vista realizou, na manhã de ontem, uma audiência pública para tratar da garantia de direitos e implantação do bairro Pedra Pintada, localizado na região do Bom Intento, às margens da BR-174 Norte, zona rural de Boa Vista. A audiência foi uma solicitação feita pelo vereador Léo Rodrigues (PR), atendendo pedidos da comunidade. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, mais de 500 moradores da região lotaram o plenário da Câmara.
Atualmente, 1.190 famílias possuem termo de ocupação da área, emitido em 2014 pelo Governo do Estado. De acordo com o diretor de Recursos Fundiários do Instituto de Terras de Roraima (Iteraima), Sótero França da Silva, a ocupação foi feita de forma irregular no ano passado, sendo preciso anular o termo de posse e reiniciar o processo de forma correta.
“Vamos refazer o procedimento adotado pela legislação de parcelamento do solo do município. O Iteraima vai fazer o procedimento de georreferenciamento da área e a planta para que haja a descaracterização do imóvel de rural para urbano. Assim, poderemos garantir o mínimo de infraestrutura para que a habitabilidade seja garantida”, explicou.
Com a regulamentação do bairro Pedra Pintada, os moradores terão acesso a serviços como transporte público, saneamento básico, água encanada, pavimentação e asfaltamento, rede elétrica e iluminação pública, além da possibilidade da instalação de equipamentos de serviços públicos como postos de saúde, escolas, creches e postos policiais.
PREFEITURA – Nenhum representante da Prefeitura de Boa Vista compareceu à audiência pública, o que foi motivo de crítica por alguns vereadores. “É muito importante a participação do Poder Executivo nessas audiências para ouvir as demandas da população e entrar em consonância com as discussões que levantamos aqui. Essa é a terceira audiência pública que realizamos esse ano e eles [Prefeitura de Boa Vista] não enviam representantes”, disse o presidente da Casa, vereador Edilberto Veras (PP).
O vereador Gabriel Mota, também do PP, se mostrou decepcionado com a ausência do Executivo municipal. Para ele, com o distanciamento entre os poderes Legislativo e Executivo, quem perde é a população. “O que ficou claro pra mim é a falta de interesse da prefeita Teresa Surita [PMDB] em querer somar e unir forças com os vereadores. Essa situação do Pedra Pintada só vai ser resolvida se todos nós, Legislativo municipal, Executivos municipal e estadual e moradores, conseguirmos sentar, dialogar e dar celeridade a esse processo de regulamentação”, frisou.
Vereadora sugere criação de comissão para acompanhar ocupação da área
Sem a presença de representantes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal para debater os problemas da ocupação Pedra Pintada, a 1ª secretária da Casa, vereadora Aline Rezende (PRTB), sugeriu a criação de uma comissão especial formada por vereadores e representantes dos moradores da região.
“Realmente, senti a necessidade da criação dessa comissão, porque ainda há muitas dúvidas quanto ao processo de regulamentação. Essa também é uma forma de aproximar a população do Executivo municipal. Nesse momento, é imprescindível garantir os direitos e a qualidade de vida daqueles moradores”, justificou.
Para o representante da Associação dos Moradores do bairro Pedra Pintada, Rosley França, a audiência foi positiva e já alcançou algum resultado, como a criação da comissão especial. “A audiência foi extremamente proveitosa para nós, moradores do Pedra Pintada, no sentido de podermos apresentar aos vereadores a nossa real situação naquele local. Com a comissão de vereadores, acredito que conseguiremos realizar o sonho da casa própria”, disse. “Porém, é uma pena que a Prefeitura de Boa Vista não tenha enviado representantes para discutir com a gente”, disse.