INVESTIMENTOS
Caixa assina acordo com franceses
Por Ana Gabriela Gomes
Em 05/02/2018 às 02:14
A partir da necessidade, clientes e parceiros poderão estabelecer projetos junto à Caixa (Foto: Hione Nunes)

Um Protocolo para viabilizar a cooperação técnico-financeira entre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Caisse des Dépots (CDC) foi assinado pela Caixa Econômica Federal (CEF) nessa semana. O objetivo é viabilizar investimentos nos setores de sustentabilidade, eficiência energética, energia renovável, saneamento e infraestrutura, especialmente, projetos de Parceria Público-Privada (PPP).

Dentre os temas relevantes para discussão está o financiamento de equipamentos fotovoltaicos para habitação. Quanto aos detalhes do Protocolo, a Caixa informou que “a definição de valores da cooperação, público-alvo e critérios de elegibilidade serão negociados e constarão em contrato específico de acordo com a necessidade do mercado e das instituições cooperantes”.

Como o financiamento de equipamentos fotovoltaicos, outros projetos poderão ser estabelecidos e terão ampla divulgação. Dessa forma, a partir da necessidade do mercado, clientes e parceiros interessados, de Roraima e de outros estados, poderão estabelecer projetos junto à Caixa. Para tanto, as instituições francesas contam com um fundo de investimento, em projetos de infraestrutura de longo prazo, de 600 milhões de euros.

Conforme a Caixa, o foco principal do fundo é a aplicação em ações de desenvolvimento sustentável nos setores de energia, transporte, água e saneamento, infraestrutura digital, tratamento de resíduos sólidos e ordenamento territorial. Dessa forma, a parceria deve viabilizar projetos relevantes, principalmente por meio de PPPs, em áreas que poderão ser consideradas estratégicas para o crescimento do país. (A.G.G)

***
Gostou?
0
0
Vitinha disse: Em 05/02/2018 às 11:14:50

"que propaganda chata essa que reproduzi, automaticamente. já ta bom"

Suzete Cristina disse: Em 05/02/2018 às 08:18:06

"Os bancos devem continuar incentivando projetos, mas nunca deixar o atendimento falhar. Hoje na Agência Asa Branca do Banco do Brasil, um funcionário informou que os saques pelos caixas eletrônicos só iniciariam às 8h da manhã. Absurdo! E quem tentou usar o caixa eletrônico do terminal Caimbé hoje cedo se deparou com o terminal desligado! E agora, quem poderá nos defender?"