Cotidiano

CRF/RR promove ação na praça, baile e corrida para celebrar a data

A ação será realizada no dia 25 de setembro na Praça Fábio Paracati, no bairro São Francisco, às 18h

Em celebração ao Dia Internacional do Farmacêutico, que ocorre 25 de setembro, o Conselho Regional de Farmácia de Roraima (CRF/RR), além de organizar um baile para a categoria farmacêutica do estado no dia 29 de setembro, também vai promover atividades voltadas à população local como a II Ação Farmacêuticos na Praça.

A ideia é atender a população com diversos serviços gratuitos e mostrar a importância do farmacêutico para a melhoria das condições de saúde. É o que explica Elaine Queiroz, presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), que é parceira do CRF Roraima na realização do evento.

“Essas ações são desenvolvidas com o auxílio de farmacêuticos e acadêmicos de farmácia voluntários que além de realizar orientação prestam serviços gratuitos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites entre outros.  O objetivo é fornecer informação sobre saúde e uso racional de medicamentos à população por meio de material impresso, folder, com orientação sobre os perigos da automedicação e orientação individual no intuito de fazê-la conhecer os agravos a que conscientemente se expõem”, explicou.

A ação será realizada no dia 25 de setembro na Praça Fábio Paracati, no bairro São Francisco, às 18h, próximo a Câmara de Vereadores de Boa Vista. Também faz parte da programação comemorativa a realização da I Corrida e Caminhada do Farmacêutico.  O evento ocorre no dia 10 de novembro com largada da sede do Conselho, conforme comenta o presidente do CRF/RR, Adônis Motta.

“Convidamos os farmacêuticos e a população em geral para aproveitar o momento de esporte, lazer e confraternização. A ação contribui para melhorar o condicionamento físico e psicológico, afinal o farmacêutico é o profissional de saúde que precisa se cuidar para assim também cuidar da população. Vemos com bons olhos a prática de exercícios físicos. Queremos o maior número de inscrições a este projeto, por isso estamos trabalhando as inscrições”, disse Motta.

As inscrições para o baile e para a corrida e caminhada devem ser feitas pelo site: www.eventbrite.com.br ou pelo telefone 3224-2957 (horário comercial).