Cotidiano

Cerca de 300 pessoas participam da Caminhada ‘Passos que Salvam’

Evento contou com a participação de moradores de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz

Desde o ano passado a população de Rorainópolis se mobiliza para contribuir com a Caminhada “Passos que Salvam”, no intuito de arrecadar recursos para crianças e adolescentes que fazem tratamento no Hospital de Amor de Barretos. Nesse domingo (24), cerca de 300 pessoas caminharam pelas ruas do município.

A coordenadora da campanha Joice Camilo explicou que este ano as vendas de kits, com camisa e boné, quase dobraram. “Vendemos aproximadamente 1.400 kits, enquanto ano passado vendemos 845. Nós estimamos ter atingido mais de 6 mil crianças, adolescentes, além dos pais, com palestras nas escolas, entrevistas nas rádios, redes sociais. Esse é o objetivo principal da campanha: divulgar os sintomas do câncer infanto-juvenil”.

Nesse número estão incluídos os municípios de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz, no Sul do Estado. “Nós fizemos um trabalho naquelas cidades. Pelo menos 40 pessoas de São João da Baliza estiveram conosco na caminhada pelo segundo ano consecutivo. Eles fretaram van para participar”, comentou Joice.

“Diferente da programação na grande maioria das cidades do Brasil, nossa caminhada foi à tarde porque Rorainópolis tem muitos evangélicos e sentimos que nos ano passado não puderam ir pela parte da manhã, mas também estamos próximos à linha do Equador e o sol castiga muito. Entramos em contato com a coordenação nacional e autorizaram fazermos à tarde”, acrescentou a coordenadora.

O ponto de encontro da caminhada foi a Praça do Grêmio e de lá o grupo foi até a rotatória da avenida Doutora Yandara que fica próximo à BR-174, no Centro da cidade e retornou à praça, em um percurso de cerca de 1.700 metros. Ao final, foi servido um arroz carreteiro para os participantes.  

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) deram apoio à caminhada.

“Em relação ao que eu sinto por coordenar a caminhada em Rorainópolis, é um sentimento de satisfação porque essa questão do voluntariado é algo que sempre foi muito latente em mim, sempre carreguei isso na mente, no coração, querendo ajudar as pessoas e isso eu herdei na minha infância, dos meus pais. Aconteceu da coordenadora de Boa Vista me convidar e quem fez a ponte foi o pai da minha neta. Eu fico muito feliz de poder colaborar para a caminhada ‘Passos que Salvam’ pelo terceiro ano seguido. No primeiro ano apenas vendemos kits da caminhada de Boa Vista e no ano passado foi que surgiu a ideia de realizarmos esse evento em Rorainópolis”, disse Joice.

“Nós conseguimos ajudar o Hospital Regional com uma feijoada para custear as despesas da caminhada e com o excedente nós vamos comprar alguns lençóis para doar para o Hospital Otomar de Souza Pinto porque era um grande anseio meu fazer a campanha do lençol. Não temos que ficar esperando pelo governo. Enquanto sociedade, devemos fazer pelo outro”, ressaltou a coordenadora municipal. 

O trabalho é totalmente voluntário, mas a recompensa é impagável. “O que ganhamos é a sensação indescritível de saber que estamos salvando vidas de crianças e adolescentes. O melhor de tudo é saber que estamos trabalhando para uma instituição séria. O Hospital de Amor é uma instituição que têm uma das prestações de contas mais transparentes do país e quem já foi lá sabe exatamente o que eu digo nas entrevistas. Nós temos o melhor protocolo de atendimento, de acolhimento da América Latina, talvez do mundo”, enfatizou Joice Camilo.

Por fim, a coordenadora agradeceu o empenho dos que se envolveram na caminhada. “Eu preciso deixar claro que nada disso seria possível se eu não tivesse um exército ao meu lado. Tenho muitos amigos que me ajudam. Ninguém faz nada sozinho. Rorainópolis é uma cidade muito solidária. Quero citar a secretária da Caminhada, Edna Lopes; a tesoureira Dhulia Chaves e a colaboradora Dieny Souza que é nossa colaboradora mais atuante. Ela está comigo 24h. Em nome dessas pessoas eu quero agradecer todas as demais”, concluiu Joice.

Todo o valor arrecadado será transferido para a conta da Fundação Pio XII, responsável pelas manutenção financeira do Hospital de Amor. Em Boa Vista, voluntários também realizaram a caminhada.