Cotidiano

15 garimpeiros presos e 07 embarcações apreendidas pelo Exército

A ação aconteceu quando o grupo tentou subir o rio Mucajaí, sem passar pelo Posto de Controle do Exército

Na madrugada desta quinta-feira (9), o Exército Brasileiro, por meio da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, apreendeu sete embarcações carregadas com material destinado ao apoio a atividade garimpeira, desenvolvida de maneira ilegal na Terra Indígena Yanomami, quando tentaram subir o rio Mucajaí sem passar pelo Posto de Controle do Exército.

Duas embarcações do Exército perseguiram as sete embarcações, conseguindo deter seis delas. O Exército informou, por meio de nota, que não há notícias sobre baleados, e que um civil que não portava documentos feriu uma das pernas durante a ação, sendo atendido pela equipe de saúde do Exército que acompanha as atividades da tropa na região.

“Foram presos 15 indivíduos, apreendidas seis embarcações e uma grande quantidade de material destinado ao garimpo”, diz trecho da nota.

Já na manhã de hoje, um comboio militar se deslocou para a região com a finalidade de trazer os indivíduos presos e o material apreendido para Boa Vista, que serão apresentados à Polícia Federal. O material será inventariado e destinado aos órgãos competentes para providências.

COOPERATIVA – Sobre a prisão de 15 garimpeiros e apreensão das embarcações e materiais, o presidente da Cooperativa dos Garimpeiros de Roraima, Josias Licata, informou que só vai se pronunciar após se reunir com a diretoria que representa a classe. “Não posso me posicionar sem antes ouvi-los e boa parte dos diretores se encontra no garimpo”, ressaltou.