Economia

Obras de indústria de etanol devem iniciar em dezembro

A informação foi dada durante a reunião entre representantes da Millenium Bioenergia e o governador de Roraima, Antônio Denarium, nessa sexta-feira (8)

O lançamento da pedra fundamental para o início da construção da indústria que produzirá etanol em Roraima está previsto para o mês de dezembro. A informação foi dada durante a reunião entre representantes da Millenium Bioenergia e o governador de Roraima, Antônio Denarium, nessa sexta-feira (8), no Palácio Senador Hélio Campos.

O encontro contou com a participação do prefeito de Bonfim, Joner Chagas, município onde a indústria será implantada, e secretários de Estado.

O diretor executivo da Millenium Bioenergia, Eduardo Lima, avaliou a reunião como positiva.

“Já estamos nos preparativos para início das obras, aguardando apenas a emissão da Licença de Instalação”, disse Lima.

Durante a reunião, o diretor esclareceu as vantagens em se produzir o etanol a base de milho. E destacou também toda a cadeia produtiva que será gerada com o plantio do grão e a produção do farelo de milho (DDGS), que vai atender criadores de animais confinados e também será utilizado na piscicultura.

Eduardo revelou ainda que o gás CO2 pode atender a indústria de refrigerantes, barateando custo da produção e inovando a produção de gelo seco.

“Produto que tem um grande mercado a ser explorado, principalmente no uso do transporte de pescado”, disse, ao destacar que o grande desdobramento para uma nova matriz econômica, será a indústria de DDGS, para o fomento na criação de animais confinados.

Quanto à produção do etanol, Eduardo comentou que existe uma demanda reprimida na região, devido ao preço comparado à gasolina ser quase impraticável para atender o abastecimento de veículos, que são flex em sua maioria.

“Queremos mudar essa realidade também e ajudar o Governo no que for possível da nossa parte”, destacou.

A questão logística também foi tema da reunião, onde se confirmou que o Governo Federal faz estudos de viabilidade para a construção da estrada até o porto de Geogetown, na Guiana.

“Também terá início o estudo de viabilidade da construção de uma linha de trem para o transporte ferroviário, que é algo que pode trazer um grande diferencial na região. A empresa que fará esse estudo já foi contratada”, disse Eduardo Lima.

Para a viabilidade da linha de trem, o diretor executivo da Millenium explicou ser necessário um trabalho em conjunto entre os governos e a iniciativa privada.

“É necessário levantar números de custos e trazer linhas de crédito, investidores de fora, como Estados Unidos, China e Índia, para participar deste projeto audacioso. Então tem que ter um esforço conjunto do Brasil e fora do país, e estamos aqui para ajudar também”, finalizou.