Economia

Lei orçamentária federal “abre” 51,3 mil vagas em diversos órgãos

Maioria deve ser preenchida por aprovados em concursos já realizados

O governo federal poderá realizar ao longo de 2020 concursos públicos para o preenchimento de 51.391 vagas. O recurso necessário para as contratações está previsto no Orçamento Geral da União, publicado na segunda-feira (20) no Diário Oficial.

Os postos de trabalho estão espalhados por órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública da União.

Do total de vagas previstas para este ano, 45.816 correspondem a cargos que já existiam e ficaram vagos por morte ou aposentadoria dos servidores. Outras 5.575 são novas.

Em relação ao ano passado, as vagas disponíveis para concurso público aumentaram 1.400%. O orçamento de 2019 previa o preenchimento de pouco mais de 3,3 mil postos de trabalho.

O Poder Executivo concentra o maior número de vagas: são 43.568 já existentes e 3.140 novas, nas esferas civil e militar.

No Judiciário, estão previstos o preenchimento de 1.871 vagas existentes e a criação de 1.417 postos.

Já na Defensoria, podem ser criadas 1.011 vagas e 205 postos de trabalho já existentes podem ser preenchidos.

E para o Ministério Público da União e o Conselho Nacional do Ministério Público, o orçamento deste ano estipula o preenchimento de 25 vagas existentes.

Mas isso não significa que haverá concurso público. A maior parte destes postos de trabalho deve ser preenchida com a convocação de aprovados em concursos já realizados.

A autorização para novos concursos depende do Ministério da Economia, que analisará se o governo vai, de fato, arrecadar o dinheiro que está previsto no orçamento para, assim, definir a contratação de servidores conforme a necessidade de cada órgão.

O Orçamento de 2020 destina R$ 344,6 bilhões para despesas com pessoal.

*Com informações Agência Brasil