Economia

Confiança dos empresários do comércio volta a crescer em janeiro

O resultado é 2% maior que o aferido em dezembro do ano passado

A confiança do empresário do comércio apresentou a quinta alta consecutiva em janeiro de 2020, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e apresentado pela Fecomércio-Roraima.

Com 132,3 pontos, o resultado é 2% maior que o aferido em dezembro do ano passado e o melhor para um mês de janeiro desde 2013. Na comparação com o mesmo período de 2019, o crescimento foi de 7%. “A recuperação gradual da economia, com avanço nos investimentos e melhora da taxa de desemprego, ajuda a explicar a percepção otimista dos empresários do comércio”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Para o Presidente da Fecomércio-Roraima e Diretor da CNC, Ademir dos Santos, “o crescimento apresentado em janeiro se deve principalmente à melhora na condição atual da economia, do setor do comércio e das empresas deste segmento. Esses indicadores mostram também que os empresários tiveram bons resultados nas vendas de janeiro”.

O único índice a apresentar queda em janeiro foi o de investimentos, com retração de 1,3% em relação a dezembro de 2019. Segundo o economista da Fecomércio-Roraima, Fábio Martinez, “essa redução se deve a uma menor intenção por parte dos empresários do comércio de aumentar o seu quadro de funcionários”.

Sobre o índice: O Índice de Confiança do Empresariado do Comércio (ICEC) é um indicador elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que mostra o grau de confiança dos empresariados do comércio. Este indicador varia de 0 a 200, tendo 100 como o nível de indiferença, ou seja, quando o valor do índice for superior a 100 mostra que os empresários estão otimistas, caso seja inferior mostra um pessimismo dos mesmos. O indicador é composto por 3 índices: I) Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio; II) Índice de Expectativa do Empresário do Comércio; e III) Índice de Investimento do Empresário do Comércio.