Cotidiano

Mais de 830 casos de câncer de pele são registrados em Roraima

Trabalhar ao ar livre aumenta em três vezes o risco de contrair câncer de pele e em Roraima quase 60% dos casos estão relacionados à pele

Devido a sua posição geográfica, Roraima possui 12 horas de luminosidade solar e intensos verões, com temperaturas que podem chegar facilmente a quase 40ºC. Desta forma, a preocupação com a pele deve ser redobrada pela população. De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) foram registrados 1.431 casos de câncer, dos quais 835 eram de pele, um total de 58,3%.

A probabilidade de se adquirir a doença é ainda maior para profissionais que trabalham ao ar livre, como coletores de lixo, varredores urbanos, carteiros ou construtores por conta da constante exposição aos raios solares. Esses trabalhadores possuem três vezes mais chances de desenvolverem câncer de pele do tipo não melanoma, segundo os especialistas

A pesquisa também indicou que a exposição diária ao sol triplica as chances da ocorrência de uma lesão causada por queimaduras solares, chamada queratose actínica, que deixa a pele mais propícia ao desenvolvimento do câncer.

A proteção da pele destes colaboradores é uma obrigação da empresa, de acordo com o técnico em segurança do trabalho Elcimey Melo Barbosa. As Normas Reguladoras (NR’s) estipulam os equipamentos de proteção individual (EPI) e, por meio delas, a Secretaria do Trabalho, subordinada ao Ministério da Economia, pode realizar fiscalizações e a aplicação de multa, variável de R$ 30 à R$ 20 mil dependendo da gravidade ou situação. 

“A NR é uma lei utilizada pelo ministério do trabalho para fazer essa fiscalização. Além de fornecer, a empresa tem que fazer com que o funcionário use e a obrigação do colaborador é manter e preservar o item. Nossa parte é orientar as empresas, realizar esses treinamentos e indicar os EPI’s corretos, fiscalizar o seu uso de guarda e conservação”, explica. 

Sem os equipamentos de proteção, ninguém entra no trabalho ou vai para o campo, de acordo com Bruna Pinheiro, técnica de segurança do trabalho em uma empresa que realiza a coleta de lixo e limpeza urbana na Capital.

“Todos os equipamentos como a touca árabe, luva, camisa de manga longa e protetor solar são itens obrigatórios e devem ser cedidos gratuitamente pela empresa. Aqui nunca fomos multados, até porque batemos muito nessa tecla e somos acompanhados de perto pelo ministério do trabalho, então temos muito cuidado com a saúde dos funcionários e a exposição deles ao sol. Aqui é muito quente”, disse Bruna.

Um dos maiores desafios é a conscientização dos funcionários sobre as causas e formas de prevenção ao câncer de pele, conforme Bruna. “O nosso trabalho é de formiguinha. Aqui, muitas pessoas não possuem estudo e nem conhecimento do que é o câncer de pele e as causas. Às vezes passam protetor no rosto, mas não passam na orelha e nem fazem o retoque de quatro em quatro horas. Alguns acham que vai queimar a pele e não querem usar, o que não é verdade. Isso só muda com conscientização”, afirma.

Precauções simples podem ajudar na prevenção contra o câncer de pele

De acordo com o Comitê Científico do Melanoma Brasil, organização que atua na divulgação e conscientização sobre o melanoma, tipo de câncer de pele mais perigoso e letal, a exposição cumulativa e excessiva nas primeiras duas décadas de vida aumenta muito o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Conheça onze precauções simples que devem ser tomadas.

1.    Evite exposição solar das 10h às 16h.

2.    Aplique protetor solar e labial todos os dias, independentemente do clima.

3.    A primeira aplicação deve ser feita 30 minutos antes da exposição. Reaplique a cada duas horas.

4.    Use produtos com proteção contra radiação UVA e UVB, que tenha fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior.

5.    Nas atividades ao ar livre, passe uma camada generosa de protetor solar. É importante aplicar o produto cerca de 15 minutos antes de sair de casa.

6.    Caso tenha transpirado ou entrado em contato com água, reaplique o produto, mas sempre com o corpo seco.

7.    Nas atividades ao ar livre é fundamental o uso de chapéu para cobrir cabeça, orelhas e pescoço, além de óculos escuros, camiseta de mangas compridas e calças.

8.    Saia do sol quando puder e faça pausas na sombra.

9.    Faça o autoexame regular da pele e fique atento a qualquer tipo de alteração.

10.    Consulte um dermatologista sempre que notar alguma alteração na pele ou, pelo menos, uma vez por ano para o exame completo.

11.    Siga hábitos saudáveis de vida, com prática regular de atividades físicas e alimentação balanceada rica em vitaminas.