Cotidiano

Caminhada reúne homens em combate à violência contra mulher

A ação será realizada nesta  sexta-feira (6)

A ação será realizada nesta  sexta-feira (6); A  mobilização faz parte da campanha de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

Uma caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher – Laço Branco ocorre nessa sexta-feira (06) por meio da Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa. A concentração ocorrerá na próxima a partir das 7h30, em frente ao CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher).

A campanha tem a proposta de sensibilizar os homens a se aliarem à luta contra a violência doméstica. A deputada solicitou apoio masculino da população em geral e dos deputados para a caminhada. “Eu faço um desafio aos deputados para estarem às 7h30, do dia 6. Queremos ver um grupo de homens na praça. A campanha existe no mundo inteiro e nós, da Assembleia Legislativa, daremos o exemplo” explicou a deputada Lenir Rodrigues que coordena o evento.

Lenir destacou que, além das campanhas de sensibilização, a Procuradoria desenvolve um trabalho pioneiro de ressocialização de homens agressores, por meio do Núcleo Reconstruir. Neste ano, 91 homens foram atendidos, sendo 31 apenas no mês de novembro.

“Por meio do diálogo, eles aprendem sobre a Lei Maria da Penha, fazem terapia em grupo e aprendem a se comunicar e expressar seus sentimentos de forma não-violenta.

Este trabalho é fundamental no combate e prevenção da violência doméstica, evitando a reincidência dos casos”, explicou.

A Procuradoria Especial da Mulher possui núcleos integrados, como o de Proteção, Prevenção e Atendimento às Vítimas de Tráfico de Pessoas, Núcleo Reflexivo Reconstruir e CHAME, bem como o de Mulheres na Política e o grupo de Trabalho de Mulheres Indígenas na Política.

Conforme a deputada, o CHAME conseguiu neste ano reconhecimento nacional pela qualidade dos serviços prestados, recebendo a maior comenda do Congresso Nacional, o Prêmio Doutor Pinotti. Neste ano, 800 mulheres foram atendidas no Centro.