Cotidiano

Aposentada fala sobre a importância da atividade física

Marlene Lopes se aposentou aos 60 e fez do esporte uma das razões do seu bem estar

Marlene Lopes se aposentou há seis anos, quando tinha 60. Adepta da atividade física, ela conta que o esporte foi essencial para se adaptar a nova fase de sua vida. A aposentada participa de grupos de corrida e de pedalada, onde já participou de diversas atividades em grupo.

A corrida começou em sua vida quando se mudou para Boa Vista há mais de dez anos. “Boa Vista é uma cidade arborizada e muito ventilada que propicia isso. Comecei com os grupos de corrida e isso me incentivou. Eu observo que a atividade física muda à vida das pessoas, vejo isso no meu grupo de amigos de corrida, de pedalada, somos pessoas muito felizes” disse.

Na terceira idade, Marlene faz parte de um novo perfil de aposentados, daqueles que após a aposentadoria dão uma nova perspectiva a vida pessoal.

De acordo com o economista Fabio Martinez, os aposentados são de extrema importância para a economia brasileira.

“A receita vinda das aposentadorias é bem maior que a arrecadação por município e acaba sustentando economicamente principalmente as pequenas cidades e menos populosas. A economia se beneficia principalmente em período de crise” explicou o economista.

Origem da data

A data é destinada a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência social, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves. O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.