Cotidiano

Ação reforça a importância da prevenção à sífilis

De janeiro a novembro, foram diagnosticados em Boa Vista cerca de 500 casos de sífilis adquirida

Na tarde desta quinta-feira, 28, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) levaram uma ação de conscientização sobre a prevenção da sífilis, no sinal em frente à Assembleia Legislativa.

Além de distribuírem panfletos com informações sobre as formas de contágio e prevenção, os profissionais do departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais conversaram com motoristas no sinal e pedestres sobre a importância do teste rápido para o tratamento precoce.

A ação faz parte da campanha nacional de combate à sífilis, doença que acomete milhares de pessoas todos os anos.

Em Boa Vista, os números acenderam um alerta para a importância da prevenção. De janeiro a novembro, foram diagnosticados cerca de 500 casos de sífilis adquirida.

De acordo com o diretor do departamento de IST/AIDS e Hepatites Virais, Sebastião Diniz, a única forma de prevenção é através do uso do preservativo.

“A importância do preservativo é que evita você receber uma infecção sexualmente transmissível. A infecção pode vir pelo sexo através da penetração ou oral. Então, usando o preservativo você vai e seu parceiro vão se proteger”, explica.

Todas as unidades básicas de saúde ofertam gratuitamente o teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O exame é prático, rápido e sigiloso. Quanto mais cedo for descoberta a doença, maiores as chances de um tratamento eficaz e uma vida normal.

A Sífilis – É uma doença infecciosa transmitida de uma pessoa infectada para outra durante a relação sexual sem proteção, através de uma transfusão de sangue ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no parto.