Saúde e Bem-estar

Buscar ajuda por telefone pode auxiliar no combate ao suicídio

Existe uma série de fatores antes do suicídio, como isolamento, a perda da vida social, a falta de contato com familiares e amigos, agressividade, depressão e abuso de bebidas alcoólicas e drogas

As ligações para o número do CVV (Centro de Valorização da Vida), pelo 188, se tornaram inteiramente gratuita para todo o país a partir deste mês de julho. A ação faz parte de uma parceria com o Ministério da Saúde.


Para o psiquiatra Alberto Iglesias, a ligação pode ser uma solução para as pessoas que não têm com quem desabafar. “Muitas vezes as pessoas não têm amigos ou pessoas próximas com quem falar ou às vezes, preferem falar com um desconhecido porque se sentem um fardo para os familiares. Uma ligação como essa, uma voz para escutar os problemas pode ser uma salvação. É uma forma direta de uma prevenção contra o suicídio”, observou.


Segundo ele, existe uma série de fatores antes do suicídio, entre eles, está o isolamento, a perda da vida social, a falta de contato com familiares e amigos, agressividade, depressão e abuso de bebidas alcoólicas e drogas.


O paciente pode apresentar vários sintomas persistentes, como: ansiedade, falta de interesse, tristeza, apatia, choro entre outros. E Iglesias destaca que os cuidadores, sejam eles familiares ou amigos, são peças fundamentais no progresso do tratamento do paciente com depressão.


Ele destaca que algumas pessoas querem até ajudar, mas depois de algum tempo se sentem “impotentes” e “cansadas” como se estivem sem energia para continuar cuidando do familiar depressivo e nestes casos a família tem que ser bem orientada para não acabar adoecendo também.


“Esse é o ponto principal do telefonema. A ajuda para alguém que se encontra sem soluções, pois o suicídio é um caso de saúde pública. Todos os dias pessoas tiram suas próprias vidas no Brasil. A taxa é muito alta entre jovens e idosos, e acredito que essas ligações possam diminuir o índice no Brasil” disse.


CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – As ligações para o CVV, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer cidade do Brasil.