Polícia

Bombeiros resgatam corpo de vítima de afogamento

Somente neste mês, três corpos de vítimas de afogamento no Rio Mucajaí, região centro-oeste do Estado, foram resgatados por homens do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR). A última ocorrência se deu por volta das 16h da quarta-feira, dia 16, quando Orlando de Souza Oliveira, de 53 anos, desapareceu nas águas turbulentas da Cachoeira do Trovão, nas proximidades da Vila de Samaúma.

De acordo com as informações repassadas por uma testemunha ao Centro de Operações e Comunicações dos Bombeiros, a vítima caiu de uma embarcação e não retornou à superfície. As equipes da Companhia de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros foram à região nas primeiras horas da manhã do dia seguinte e iniciaram as buscas às 5h da quinta-feira, dia 17, conseguindo encontrar o corpo da vítima às 17h do mesmo dia.

Tanto a Perícia quanto o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para realizar os procedimentos legais de identificação e remoção do cadáver que foi entregue pelos bombeiros às margens da estrada daquela localidade. O corpo chegou à Capital ainda na noite da quinta-feira.

Na manhã de ontem, dia 18, familiares compareceram à sede do Instituto para fazer o reconhecimento e a entrega da documentação necessária para liberação do corpo para sepultamento. A família não deu detalhes dos fatos à reportagem da Folha.

Conforme dados estatísticos do Corpo de Bombeiros, até o momento foram registradas dez solicitações para atendimento de ocorrências com vítimas de afogamento neste ano, sendo que desse total, foram recuperados nove corpos. O CBMRR alerta ainda que dos nove óbitos em decorrência dos afogamentos, quatro deles ocorreram pela falta do uso do colete salva-vidas nas embarcações. “O CBMRR alerta a população sobre a obrigatoriedade do uso do colete salva-vidas, pois navegar sem esse item de segurança configura negligência e potencializa os riscos de mortes para os ocupantes e condutores de embarcação nos rios de Roraima”, destacou. (J.B)