Bolsonaro vence na Venezuela; Cuba prefere Haddad

Os eleitores brasileiros no exterior acompanharam os residentes no país na preferência pelo candidato do PSL, Jair Bolsonaro, para o cargo de presidente da República.   

Jair Bolsonaro conquistou 58% do total desses votos, à frente de Ciro Gomes (PDT), que teve 14%. Fernando Haddad (PT), que disputará o segundo turno, teve 10%.   

O candidato do Partido Novo, João Amoêdo, ficou com o quarto lugar (7%), à frente de Geraldo Alckmin, do PSDB (3%), de Marina Silva, da Rede (2%).   

Bolsonaro foi o mais votado em 116 cidades com representação diplomática brasileira fora do país. Ele, um forte crítico do regime político da Venezuela, venceu em Caracas, capital do país sul-americano, assim como em Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Barcelona (Espanha), Frankfurt (Alemanha), Nova York (Estados Unidos), Roma (Itália), Londres (Inglaterra)e Madri (Espanha).   

O candidato do PDT, Ciro Gomes, venceu em 12 cidades, entre elas Berlim (Alemanha), Copenhague (Dinamarca), Paris (França) e Pequim (China).   

Fernando Haddad, do PT, ficou com o terceiro maior número de vitórias em cidades estrangeiras nas eleições. São elas Havana (Cuba), Lagos (Nigéria), Nairóbi (Quênia), Amã (Jordânia), Praia (Cabo Verde) e Ramallah (Palestina).  

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 190.980 votos válidos fora do país, o que representa uma abstenção de 60% dos mais de 500 mil eleitores brasileiros aptos a votar no exterior.   

O segundo turno das eleições presidenciais no Brasil será realizado no próximo dia 28 de outubro entre Jair Bolsonaro (PSL), que teve 46% dos votos no pleito deste domingo (7), e Fernando Haddad, candidato que obteve 29%.

Fonte: Portal Terra