Política

Bolsonaro amplia vantagem e Haddad sobe nas pesquisas

Em simulações de segundo turno, o candidato do PSL venceria apenas Marina Silva e empataria com Fernando Haddad

O Instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 20, uma nova pesquisa de intenção de vota para a Presidência da República. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O levantamento mostra de Jair Bolsonaro (PSL) ampliou vantagem de 26% para 28%, seguido de Fernando Haddad (PT), que subiu de 13% para 16%. Ciro Gomes (PDT), que na pesquisa anterior aparecia com 13%, manter o mesmo percentual, e está tecnicamente empatado com o candidato petista dentro da margem de erro.

Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em quarto lugar com 9%, o mesmo percentual da pesquisa anterior; Marina Silva (REDE) caiu de 8% para 7%; Álvaro Dias (PODEMOS) manteve os 3% do levantamento anterior, assim como João Amoêdo (NOVO).

Henrique Meirelles caiu de 3% para 2%; Vera Lúcia (PSTU) manteve 1% de intenção de voto da pesquisa anterior, assim como Guilherme Boulos (PSOL). Cabo Daciolo (PATRIOTA) tinha 1% e agora não pontuou nesse levantamento, da mesma maneira que João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC).

Votos brancos/nulos eram 13% e agora são 12%; Não sabem ou não quiseram opinar caiu de 6% para 5%.

REJEIÇÃO – O Datafolha também mediu o nível de rejeição dos presidenciáveis. Nesse quesito, os entrevistados tiveram a oportunidade de escolher mais de uma opção. Por esse motivo, os percentuais superam a casa dos 100%.

Nesse quesito, a rejeição de Jair Bolsonaro caiu de 43% para 42%. Em seguida vem Marina Silva, que crescimento de 30% para 32%; Fernando Haddad, de 26% para 29%; e Geraldo Alckmin, de 25% para 24%.

Ciro Gomes também teve aumento de rejeição, passando de 21% para 22%; Vera Lúcia tinha 19% e manteve o mesmo percentual; Cabo Daciolo tinha 18% e foi para 19%; Guilherme Boulos tinha 17% e foi para 18%; Henrique Meirelles tinha 17% e manteve o mesmo percentual.

Eymael tinha 17% e manteve o mesmo percentual; João Goulart Filho tinha 14% e foi para 15%; João Amoêdo tinha 15% e manteve o mesmo percentual; Álvaro Dias tinha 16% e foi para 15%.

Não sabem ou não quiseram opinar somam 5%, o mesmo percentual do levantamento anterior; Não votariam em nenhum somam 4%, mesmo percentual anterior; e votariam em qualquer um dos candidatos somam 2%.

SEGUNDO TURNO – O instituto também realizou simulações de segundo turno. Na primeira delas, envolvendo Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o candidato do PDT venceria o adversário do PSL por 45% contra 39%. No levantamento anterior, os percentuais eram de 45% a favor de Ciro contra 38% de Bolsonaro.

Votos brancos/nulos somam 14%, e não sabem ou não quiseram opinar ficou em 2%; Na pesquisa anterior os percentuais eram de 15% e 2%, respectivamente.

Na simulação envolvendo Bolsorano e Haddad, os dois aparecem empatados com 41%. Na pesquisa anterior, o candidato do PSL venceria o petista por 41% a 40%.

Brancos/nulos somam 15%, e não sabem ou não quiseram opinar 2%; No levantamento anterior, os percentuais eram de 17% e 2%, respectivamente.

Na simulação envolvendo Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro, o tucano venceria a disputa por 40% contra 39%. No levantamento anterior, os percentuais eram de 41% a 37% a favor do candidato do PSDB.

Brancos/Nulos somam 19%, mesmo percentual da pesquisa anterior; Não sabem ou não quiseram opinar são 2%, mesmo número do levantamento anterior.

Na simulação entre Bolsonaro e Marina Silva, o candidato do PSL venceria por 42% a 41%. No levantamento anterior, a candidata da REDE aparecia vencendo por 43% a 39%.

Brancos/Nulos somam 16%, mesmo percentual da pesquisa anterior; Não sabem ou não quiseram opinar são 2%, mesmo número do levantamento anterior.

A pesquisa foi feita com 8.601 eleitores em 323 municípios brasileiros, realizada nos dias 18 e 19 de setembro de 2018. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-06919/2018

INFORMAÇÕES: Folha de São Paulo.