Cotidiano

Bispo de Roraima divulga carta sobre eleições

Programação da Igreja Católica começa às 8h e segue até a noite com arraial na Igreja que leva o nome da Santa

No final da Romaria de Aparecida, desta sexta-feira, 12 de outubro, o bispo de Roraima, Dom Mário Antônio, vai realizar a leitura da carta Diocesana de Roraima sobre as Eleições 20118. O momento deverá acontecer logo após a comunhão, no Ação de Graças.  

A Romaria vai iniciar às 17h, na frente da Catedral Cristo Redentor, e seguirá rumo à Igreja Nossa Senhora de Aparecida, local que acontecerá a Santa Missa. Após a leitura oficial da carta durante a Santa Missa, o documento será amplamente divulgado nas comunidades eclesiais, imprensa, redes sociais, entre outros meios de comunicação. 

Tradição

No mês de outubro de 1717, exatamente 301 anos atrás, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores, em São Paulo. Considerado um milagre, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida se tornou devoção para a Igreja Católica. Desde então, fiéis mantêm viva a tradição da romaria nas ruas da cidade.

Programação

A programação em alusão ao feriado religioso começou com batismo das crianças às 8h na Igreja que leva o nome da santa. Às 10h30 foi celebrada a missa com a bênção e a programação segue com a romaria às 17h, que sairá em frente à Igreja Catedral e segue até a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Por fim, as festividades serão encerradas com um pequeno arraial no pátio do local.

Segundo o Padre Mário Castro, em Boa Vista, as celebrações de devoção à santa tiveram início em 1987, com público crescente a cada ano. No ano passado, a procissão levou em torno de 20 mil devotos à imagem de Nossa Senhora Aparecida para as ruas roraimenses. “Esse ano deve ter mais público, o pátio todo ano lota literalmente. Muita gente vai embora porque não consegue entrar. Geralmente é uma festa muito grande”, contou.

Conforme relatou o padre, após a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, houve muitos relatos de pessoas que tinham visto sinais com a mesma imagem da santa, onde a devoção e adoração passou a crescer dentre os católicos. Proclamada Rainha e Padroeira do Brasil, tem o segundo maior templo católico do mundo, localizado no interior do estado de São Paulo, em Aparecida, onde se encontra a imagem da mãe Aparecida.

“Essa Basílica foi realmente concluída nos últimos tempos, de tão grande que ela é. Por conta disso, é uma festa que vai crescer mais, já que há pessoas de todos os estados que vão para a Basílica celebrar e pagar promessa”, destacou.

Já em Boa Vista, a imagem da Padroeira será levada em cima de um carro por conta do grande trajeto, mas anteriormente era levada pelos próprios fiéis, que fazem orações e pedidos durante a caminhada. (A.P.L)