Cultura

BiblioSesc inicia circuito nas escolas municipais

O projeto tem como objetivo estimular o prazer pela leitura

A unidade móvel #BiblioSesc começou a circular nesta segunda-feira, 18, nas escolas da rede municipal de ensino, levando literatura e arte criativa para a criançada. O projeto tem como objetivo estimular o prazer pela leitura e oferecer acesso à livros para comunidades e escolas que não possuem biblioteca própria. Entre as atividades desenvolvidas, estão a troca de livros, contação de histórias e rodas de leitura. O cronograma segue até o final do mês de junho.

Tharlem Costa, assistente administrativo do BiblioSesc, conta que a unidade móvel leva cultura e alegria para  escolas e localidades em que ainda existe carência de livros. Ele ressalta ainda que as atividades são realizadas de forma lúdica, as crianças lêem por prazer, enfatizando o objetivo da ação: a formação de leitores e incentivo à prática de leitura.

            “Nas escolas municipais nas quais atuamos, existe muita carência de crianças que não têm acesso à livros, e aqui elas têm a oportunidade de ler, aprender e ouvir uma história. Sem dúvidas, o projeto leva muita alegria. É uma novidade para elas, um caminhão repleto de livros com os mais variados acervos de literatura e gêneros que vão do pré leitor ao leitor experiente”, afirmou.

         BiblioSesc – A Unidade Móvel BiblioSesc, é instalada em um caminhão com carroceria do tipo baú com dimensões de 4,00m x 2,00m x 2,30m. Internamente é adaptada com prateleiras para disposição de livros, bancada e ar condicionado. O acervo é constituído de aproximadamente 3000 (três mil) publicações entre literatura infantil, infanto juvenil e gibis. São desenvolvidas atividades de contação de história, rodas de leituras, leitura individual, além de brincadeiras e exibição de filmes.

 

Confira o cronograma do BiblioSesc:

 

Segunda-feira:

Escola Municipal Professora Edsonina de Barros Villa;

Bairro dos Estados;

Período: 18/02 a 24/06/19

 

Terça-feira:

Escola Municipal Francisco Cássio de Moraes;

Bairro União;

Período: 19/03 a 25/06/19

 

Quarta-feira:

Escola Municipal Dalício Farias Filho;

Santa Tereza;

Período: 20/02 a 26/06/19

 

Quinta-feira:

Lar Fabiano de Cristo;

Unidade Casa de Timóteo

Nova Cidade

Período: 21/02 a 27/06/19