Cultura

Barbearias masculinas inovam com atendimento especial para o cliente

Nas barbearias, os clientes são tratados com todo o requinte, com um espaço moderno, que oferece muito mais do que um corte de cabelo

A barba é indiscutível, ela está em alta, seja nas passarelas, nas revistas ou até para homens que dizem não gostar de moda. Capaz de transformar o homem mais desengonçado em bonitão, os pelos no rosto se transformou em sinônimo de estilo. Porém, para quem cultiva a barba, a preocupação não é só em ser estiloso, mas aproveitar de todas as regalias que cuidar de uma barba pode ter. 

Nas barbearias, os clientes são tratados com todo o requinte, com um espaço moderno que oferece muito mais do que um corte de cabelo. Hoje, as barbearias são equipadas com freezers, chopeiras e até cafeteria, em alguns lugares é possível se  servir bebidas artesanais e estrangeiras. Outros possuem bares integrados e servem até petiscos e porções. Outra característica, é a decoração, mesmo que seja um espaço masculino, os locais possuem um ar vintage, que remetem décadas passadas. 

Em uma das barbearias da capital, a clientela chega a um total de 40 pessoas por dia. Alguns deles, procuram a barbearia, duas vezes por semana. Além da barba, os homens procuram pelo corte de cabelo, produtos destinados para a barba e fazer a sobrancelha. 

O tempo médio de manutenção da barba varia de homem para homem, mas, em média, leva sete dias (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Nesses casos, quem faz a barba pode fazer a sobrancelha de graça como cortesia, é um cavalheirismo. Por que sabemos que o que mais chama a atenção do cliente é o atendimento”, relatou. 

A barbearia possui um aplicativo para agendar as horas marcadas, uma das principais exigências dos clientes. “Nós procuramos oferecer um serviço de qualidade, com lâminas importadas, que desliza melhor. Além dos produtos de alta qualidade”, reforçou. 

De acordo com Paulo, proprietário do estabelecimento, é preciso fazer um investimento nos funcionários e muitos deles precisam viajar para outro estado para se aperfeiçoar. “Um dos últimos cursos que fizemos foi o de selagem, uma espécie de botox capilar voltada para a barba, deixando-a mais macia e cheia. É uma novidade ainda para o público roraimense”, relatou. 

Além da selagem, um dos serviços mais procurados é o alisamento e o realinhamento da barba. No perfil dos clientes, os mais diversos tipos de homens. Mas a maioria deles, é adepto da moda, gostam de roupas alinhadas e estilosas. “Até para você atender essas pessoas é preciso ter um investimento na sua imagem, está bem vestido, com roupas que dão uma boa impressão. O barbeiro precisa está ao nível do cliente, e para isso até usar roupas de marcas conhecidas, por exemplo”, contou. 

Os preços variam de R$35 a barba e R$35 o corte de cabelo.