Cotidiano

Bandidos usam posto de saúde abandonado como esconderijo

Prédio da prefeitura de Boa Vista está abandonado desde dezembro de 2017

Um posto de saúde municipal, que está abandonado desde dezembro de 2017, vem causando diversos problemas para os vizinhos, na avenida Rui Baraúna, no bairro União. Segundo moradores, o local é movimentado à noite e bandidos estariam usando o prédio como esconderijo para fugir da polícia.

A parte de baixo da porta do posto está quebrada, dando acesso para qualquer um. Do lado de dentro, é possível ver que interruptores e alguns encanamentos foram arrancados, indicando que muitos dos que passaram no local levaram qualquer coisa que consideraram de valor. Mesas e cadeiras estão jogadas para todos os lados, além de carregadores portáteis, equipamentos de informática e até mesmo medidores de batimento cardíaco.

O bebedouro também já foi retirado de onde estava, e até onde foi possível verificar, está solto em uma das salas. Todas as salas do primeiro andar estão abertas, com umas demonstrando sinais de que a fechadura foi retirada. No segundo andar, a porta de acesso ainda está trancada. Entretanto, ainda sim é possível entrar nela pelas janelas, escancaradas.

Na parte detrás do posto, um enorme matagal tomou conta. Árvores grandes e pedaços de madeira jogados pelo chão ajudam bandidos a terem acesso a residências, segundo dizem moradores.

Um deles, o autônomo Cleber Souza, de 38 anos, que mora ao lado do posto, conta que os objetos de fora da sua casa foram roubados. “Tentaram roubar minha casa três vezes só nos últimos 30 dias. Nesse final de semana, um bandido entrou no nosso quintal e conseguiu roubar o que havia do lado de fora, como roupas e redes. Pelo menos eles não entraram em casa, pois o cadeado impediu, mas meus filhos, que são pequenos, estão traumatizados e já nem querem brincar fora de casa”, explicou.

Cleber também relatou que se sente responsável por vigiar o posto para que qualquer presença estranha seja evitada. Ele contou que já ligou para a central 156 da Prefeitura algumas vezes e sempre se ouviu a promessa não cumprida de que a Guarda Municipal iria vigiar o local. “Eu meio que me tornei o fiscal do posto. Sempre verifico se tem alguém aqui. Nesta segunda mesmo encontrei alguém aqui que estava tomando banho. Havia uma pessoa que sempre vinha para cá com um carrinho de bebê, para deixar nele tudo o que consegue pegar daqui. Quando peguei ele no flagra, o cara estava com geradores de ar condicionados”, afirmou.

A professora Silia da Costa, que mora na mesma quadra do posto, afirmou que reforçou a segurança de sua casa em meio à onda de roubos que vem assolando a vizinhança do posto União. Ela contou que colocou correntes nos portões, que agora permanecem fechados o tempo todo.

“Chego em casa por volta de 22h30 e sempre vejo bicicletas no posto de saúde. É óbvio que elas não foram parar lá sozinhas. Eu fico preocupada com a presença de brasileiros, que possuem más intenções, e venezuelanos, que por fome podem ser instigados a cometer algum crime. Esse posto precisa ser utilizado para algo. Ele não pode ficar largado a quem quiser entrar. Isso só me fez reforçar a segurança daqui de casa. Agora o portão fica trancado 24 horas por dia”, relatou.

Outra moradora da avenida, que optou por manter o anonimato, afirmou que já cortou algumas das árvores em seu terreno que dão acesso ao terreno do posto, por reconhecer que existe a possibilidade de furtos. “Nos deparamos com movimentações no local quase toda a noite. Por isso, sempre buscamos prevenir para que o pior não aconteça conosco, pois é o que nos resta se o poder público não olha para nós”, acrescentou.

OUTRO LADO – A Folha encaminhou demanda para a Prefeitura de Boa Vista, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O Governo do Estado informou que a Polícia Militar vai intensificar o policiamento na região. (P.B)