Cotidiano

Banco de Leite alerta para o risco da amamentação cruzada

Divulgação de informações equivocadas sobre o aleitamento materno na TV gerou polêmica

Uma cena da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo, que abordou a amamentação cruzada – quando uma mãe amamenta o bebê de outra pessoa -, provocou uma reação imediata da Rede Global de Banco de Leite Humano e do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

Um comunicado, assinado pela Coordenadora do Banco de Leite Humano, Silvia Renata Furlin, esclareceu que a prática é contraindicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, em virtude dos riscos ao bebê.

“Trata-se de uma pratica reconhecida como nociva para a saúde da criança pela OMS que ao longo das três décadas vem trabalhando de forma enfática para desestimula-la”.

A entidade encaminhou ainda uma carta ao diretor do núcleo de Dramaturgia da emissora pedindo que o tema fosse esclarecido.

Na carta pública, Silvia Renata afirma que a criança pode receber leite materno de outras mulheres. “No entanto, esse leite deve ser oriundo de uma doação a um banco de leite humano, onde recebe tratamento que o deixa livre de qualquer possibilidade de transmissão de doenças”.

A Rede Global de Bancos de Leite observa ainda que, ao contrário do que a novela teria sugerido, não há leite materno “fraco”.

“É importante destacar que a amamentação deve ser estimulada, pois é o único processo natural que garante acesso ao alimento completo e mais adequado para as crianças. Por isso, deve ser oferecido, de modo exclusivo, nos seis primeiros meses, podendo ser complementado a partir de então”, informou a médica.

Publicidade