Cotidiano

Baixo preço do milho faz aumentar procura no armazém da Conab

Dobrou a procura de pequenos produtores por milho no armazém da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Roraima com a redução do preço do grão, conforme a Portaria Interministerial Nº 780, publicada em abril de 2017 e prorrogada pela Portaria Nº 2.546, de 21 de dezembro. O número de clientes saltou de mil para dois mil. Após a portaria, o valor da saca saiu de R$ 42 para R$ 27,50 e o estoque ficou pequeno para a procura. 

De acordo com a superintendente da Conab em Roraima, Darci de Almeida, em março 2017, a Conab contratou frete para envio de 53,9 mil toneladas de milho para abastecimento de vendas em balcão nos estados de Rondônia, Roraima, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Amazonas, Alagoas, Pará e Piauí. “A contratação do frete foi feita em março do ano passado, um mês antes da portaria que reduziu o valor da saca. Fomos abastecidos e a procura pelo grão dobrou aqui”, disse.

Ainda segundo Darci, a portaria prevê que os criadores inscritos no programa Vendas em Balcão poderão adquirir até 10 toneladas de milho por mês, limitadas ao consumo de seu plantel. Para comprar o milho pelo programa é necessário registro prévio no Cadastro Técnico do Programa de Vendas em Balcão da Conab.

“O criador pode adquirir até 10 toneladas do produto, mas isso só é possível se tivermos estoque suficiente. Aqui em Roraima temos um entrave para receber o milho, que é a contratação de frete. Pela distância, as transportadoras não demonstram interesse, mas estamos fazendo o possível para atender a todos cadastrados na Companhia”, salientou.

Com o cadastro feito, o produtor deve comparecer a unidade da Conab levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo.

No caso dos criadores de bovinos, também é necessária a apresentação de comprovante de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A Conab aceita documentos de outros órgãos de extensão rural ou das entidades de classe. O pagamento do produto é realizado à vista, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Ontem, 4, os portões da Companhia de Abastecimento reabriram depois do recesso de final de ano e a procura pelo produto foi maior que esperada. A expectativa é que o estoque existente acabe em pouco tempo, apesar de reposto nas próximas semanas ele não deve atender ao grande número de pessoas que buscam fazer a compra do produto. “Acabamos nosso recesso de fim de ano e voltamos às atividades nesse dia 4. Ao chegarmos aqui às 8 horas, já existia uma fila grande, muita gente mesmo à procura do produto para fazer a aquisição”, afirmou.

AUTORIZAÇÃO ESPECIAL – A portaria interministerial, autorizada pela Presidência da República e editada pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento, é imprescindível para que a Conab possa vender milho dos estoques públicos por valor inferior ao praticado pelos mercados atacadistas locais. (E.S)