Cotidiano

Baixo estoque de sangue compromete atendimentos

Atual na única unidade do Estado que atende a rede pública e privada é crítica

Mesmo com a suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), a demanda de emergência tende a aumentar com a proximidade de mais um feriado prolongado na próxima semana. A situação do estoque de bolsas de sangue na única unidade do Estado que atende às redes públicas e privada é crítica.

Desde o mês passado, o estoque de todas as tipagens sanguíneas está abaixo do ideal. Segundo o gerente da coleta de sangue do Hemocentro, Isaías Magalhães, de julho a setembro o estoque foi considerado bom em razão das diversas doações impulsionadas pelos concursos públicos. Em contrapartida, sempre que há uma onda de doação como essa, os meses seguintes costumam ser fracos.

Normalmente, a meta de coleta diária é de 50 a 70 bolsas de sangue. Atualmente, a unidade não atinge 40 bolsas. “O problema da doação de sangue não é só de Roraima, como do Brasil e do mundo. Não tem como prever o período que estaremos com o estoque baixo, ainda que ocorra frequentemente, é importante que as pessoas se prontifiquem sempre que possível”, justificou.

Nesta terça-feira, 6, o radiologista Wendel Sadar e a contadora Suelian Lima se dirigiram à unidade para realizar a doação. “Sempre que eu posso venho doar. Não me considero voluntária porque não venho regularmente a cada três meses, mas de quatro a cinco meses procuro doar sangue e, quando venho, tento trazer mais pessoas comigo para doar também”, contou Suelian.

Entre as tipagens sanguíneas, a coleta de O- é sempre a mais rara. O tipo O+, por sua vez, é o mais utilizado, apesar de ser mais comum. Conforme Magalhães, se um estoque possui 60 bolsas de O+ e quatro de O-, é mais provável sair 40 bolsas de O+ a quatro de O-.

“A gente prioriza o O- para quem só pode receber essa tipagem, já que o O+ pode ser utilizado por diferentes tipagens”, relatou Magalhães.

O diretor reforçou a necessidade de doações devido a proximidade do feriado da Proclamação da República, celebrado anualmente no dia 15 de novembro e que, este ano, cai em uma quinta-feira. Em feriados prolongados, conseguir doações é mais difícil ainda. Portanto, ajude como puder, doando e/ou compartilhando. Além de ser um ato de solidariedade, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas!

HORÁRIOS – O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h. A unidade fica localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR. Na sexta-feira, 16, ponto facultativo, o Hemocentro estará aberto das 7h às 13h para receber doadores.

QUEM PODE DOAR – Os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Além disso, é preciso uma boa noite de sono e, no dia anterior ao da doação, fazer uma alimentação reforçada. Homens podem doar até quatro vezes ao ano e a mulheres até três vezes.

O doador não pode ingerir alimentos gordurosos nem fumar até 02 horas antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no período pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada.