Cotidiano

Bairro Raiar do Sol tem maior índice de sujeira em Boa Vista

Região é alvo, desde a semana passada, de ação da Prefeitura de Boa Vista, que está limpando a cidade

Desde a semana passada, a Prefeitura de Boa Vista retira das vias públicas sucatas de veículos de outros objetos. O trabalho começou pelo bairro Raiar do Sol, na zona Oeste, local com maior índice de sujeira em toda a Capital. O objetivo da ação, promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, é evitar acidentes e a proliferação do Aedes aegypti, que transmite doenças como zika, dengue, febre chikungunya e febre amarela urbana.

Conforme a chefe da divisão de Educação para o Trânsito da Smtran, agente Ednalva Freitas, a ação previne transtornos ao cidadão. “Os objetos obstruem as calçadas, o que representa um grande risco à vida dos pedestres, ciclistas e condutores de veículos. A limpeza do local traz mais conforto e segurança a todos”, ressaltou. De acordo com o artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é assegurado ao pedestre o direito de circulação em locais de passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais.

Ednalva disse também que a operação reforça a saúde púbica. “Os ferros-velhos são propícios para acumulação de água da chuva. A atividade de remoção impedirá a proliferação dos mosquitos causadores de doenças graves, como é o caso do Aedes aegypti”, afirmou a agente.

De acordo com informações da Prefeitura, a operação ocorre uma vez por semana. “A ação foi iniciada na semana passada, no bairro Raiar do Sol. Futuramente deve passar por outras localidades para assim combater acidentes e ainda mais os criadouros de mosquitos”, acrescentando que o material recolhido tem como principais responsáveis os donos de ferros-velhos.

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a fiscalização nos locais que acumulam sucatas ocorre por meio de denúncias. O cidadão pode ligar para a Secretaria de Gestão Ambiental para o número 3624-4451 ou por meio de um documento por escrito contendo o endereço, dia e horário da ocorrência na sede da instituição, que fica na rua Claudionor Freire, bairro Paraviana. A população também pode ligar para a Central de Atendimento 156, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

FERROS-VELHOS – A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional informou que cerca de 20 ferros-velhos foram notificados por várias vezes nos últimos dois anos. “Todos eles foram mapeados e notificados. Além disso, a fiscalização já reiterou as notificações. Como os donos dos locais não atenderam às demandas, a Prefeitura está agindo com a limpeza e desobstrução das calçadas e vias”, informou. (B.B)