Cultura

Bailarino de Roraima participa de seletiva do Teatro Bolshoi

O aluno, foi pré-selecionado para participar das audições em Joinville, na única filial da famosa escola russa

O aluno de balé, Vinícius Marques Saturnino, de 9 anos, do projeto Abrindo Caminhos está em Joinville (SC) para participar de uma seleção para a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil. A audição será realizada de sexta, 19, a domingo, 21, e terá a participação de 2.500 bailarinos e bailarinas.

Vinícius concorrerá a uma das 20 vagas destinada para meninos; outras 20 são para meninas da primeira série. Há ainda vagas para as demais séries, conforme a faixa etária, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes. Os candidatos serão avaliados por professores de dança e de música, que analisam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e o desempenho intelectual dos candidatos.

Mesmo contrariado, em janeiro deste ano o menino começou a fazer aulas de balé no Abrindo Caminhos, projeto da Assembleia Legislativa, para atender ao pedido da mãe. Ao retornar para casa após a primeira aula, ele tomou gosto e decidiu que queria continuar a dançar.

A determinação dele é perceptível ao falar com segurança daquilo que ele diz que fará para o resto da vida: ser bailarino. “Estou muito confiante. Eu vou passar nessa seleção, pois lá [na Escola Bolshoi] irei me aperfeiçoar nesta arte”, afirmou Vinícius.

A mãe dele, Rosane Saturnino, diz que se realiza por meio dos três filhos, que fazem aulas de balé no programa Abrindo Caminhos. Para ela, é a realização de um sonho que ela não conseguiu concretizar. “Meu filho é muito dedicado, aprende os movimentos com facilidade e evoluiu muito rápido. Vamos para uma missão que pode mudar a vida dele completamente”.

A seleção para o Bolshoi surgiu no Projeto Passarela, evento promovido em Boa Vista, com a participação de integrantes da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, que pré-selecionou garotos e garotas para a audição nacional. “Fizeram a ficha do Vinicius e logo em seguida os testes e no mesmo dia me disseram que ele havia sido aprovado para seleção em Joinville”, contou Rosane.

BOLSHOI – A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona há 18 anos na cidade catarinense de Joinville, sendo a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

A instituição proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé, dança contemporânea e disciplinas complementares. Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição concede 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos. Uma seleção acontece todos os anos para o ingresso de novos bailarinos.