Cotidiano

BR-174 continua bloqueada após falha em negociação

Manifestantes afirmar que não sairão de lá enquanto o Governo não propor soluções concretas e definitivas para as problemáticas apontadas.

Lideranças indígenas, professores e pais de alunos voltaram a bloquear o KM 693 da BR-174, na altura da comunidade Boca da Mata, em Pacaraima, denunciando a falta de merenda e transporte escolar em unidades educacionais da região. Nesta quinta-feira, 4, havia sido divulgado que a manifestação encerrou por volta dás 13h. Entretanto, manifestantes desmentiram essa informação, e afirmaram que não sairão de lá enquanto a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) não propor soluções concretas e definitivas para as problemáticas apontadas.

Um dos professores que está participando do protesto, que optou por não se identificar por medo de represálias, afirmou que a manifestação não encerrou ontem. Ele relatou que, após negociação junto a Polícia Rodoviária Federal, a BR-174 está sendo bloqueada dás 8h até 12h, dando uma margem de liberação de duas horas, até as 14h, e perdurando com o bloqueio até o anoitecer.

“Mentiram quanto ao encerramento da greve. O que ocorreu foi que eles nos trouxeram merenda o suficiente para uma semana, o que não resolve o problema. Para os motoristas, informamos que a BR-174 está liberada no intervalo de 12h até às 14h e durante a noite. Optamos pela permissão da passagens nesses horários pois são muitos os pais de família na greve, que precisam almoçar, e o horário da noite é meio perigoso para nós”, relatou.

Também foi relatado que, de ontem para hoje, 05, o número de manifestantes aumentou, por causa da adesão de outras escolas na região. Com isso, o número de protestantes saltou de 95 para 205.

GOVERNO – Em nota, A Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informa que já houve negociação com as lideranças indígenas. Nessa quinta-feira, 4, foram enviados produtos que compõem a merenda escolar da rede estadual de ensino, mas eles rejeitaram receber. Houve, todavia, novo acerto e eles vêm a Boa Vista buscar os itens disponíveis para preparação da merenda.

Em relação ao transporte escolar, no caso específico da Escola Tuxaua Antônio Horácio, o serviço será restabelecido na segunda-feira, dia 8, porque foi paralisado devido a problemas mecânicos no veículo utilizado para fazer o trabalho. O conserto já foi realizado e a situação será normalizada.

Colaborou o repórter Pedro Barbosa. 

LEIA MAIS: https://www.folhabv.com.br/noticia/BR-174-deve-ser-liberada-a-partir-das-13h/44643