Entretenimento

Aves de Roraima serão tema de exposição fotográfica

No Brasil, estima-se que já existam mais de 30 mil observadores de aves

Imagens que mostram além da beleza de Roraima, o potencial turístico do estado. Os fotógrafos Marcelo Camacho e J Pavani são fotógrafos que dedicam as suas lentes a captar belas imagens do extremo norte do país. Membros do ‘Birdwatching Roraima Brasil’ abrem para o público a Exposição Fotográfica de Aves de Roraima a partir dessa sexta-feira (14) no Roraima Garden Shopping.

A abertura ocorre às 19h30 onde também haverá o lançamento do Guia Aves de Roraima que conta com fotos de 144 espécies de aves e informações como: tamanho, habitat, sexo e sua migração.

“No Brasil podemos encontrar cerca de duas mil espécies e, dentre essas, mais de 800 podem ser observadas em Roraima. Vivemos, portanto num dos melhores lugares do globo para a prática do ‘birdwatching’” explica Marcelo Camacho.

O projeto foi financiado com a colaboração de empresas e pessoas que compraram essa ideia através de “Crowdfunding” via Catarse .

“Visitando a exposição, o expectador terá a oportunidade de conhecer melhor esse projeto e poderá adquirir o material impresso (guia de aves e cartões postais) se tornando mais um dos propagadores dessa ideia de desenvolvimento e preservação e de quebra descobrirá novas possibilidades saudáveis de lazer para toda a comunidade” ressaltou o fotógrafo J Pavani.

O que é o Birdwatching?

O ‘birdwatching’ é um hobby antigo de se observar e fotografar pássaros que vem se destacando como uma das principais vertentes do turismo de natureza mundial.  Começou na Inglaterra do século XVIII e conta hoje com milhões de adeptos pelo mundo.  Nos Estados Unidos, 20% da população acima de 15 anos é adepto desse hobby (46,7 milhões de observadores). 

No Brasil estima-se que já existam mais de 30 mil observadores de aves, e esse número não para de crescer.  Em casa, nos sítios ou em longas expedições especializadas, esses amantes da natureza investem seu melhor tempo nessa atividade que os transforma em defensores da natureza, propagadores de conhecimento e fomenta atividades ecologicamente sustentáveis.

Conheça os artistas

Marcelo Camacho – Fotógrafo, cirurgião dentista formado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, paulistano, reside em Roraima desde 2002.

Dedica-se à fotografia de natureza, arquitetura,comunidades indígenas e manifestações culturais populares e tem trabalhos publicados em veículos de comunicação como guias e trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais de ilustração de aves, revistas e sites de vários países.

É membro do Fotoclube Roraima tendo participado de várias exposições com temas variados como autor e curador.

J Pavani – Nascido em Amparo (SP), radicado em Roraima, fotógrafo, fotojornalista e publicitário, empenha-se em preservar a natureza através das imagens capturadas em suas incursões pela Amazônia, principalmente em Roraima.

A trajetória profissional do fotojornalista inclui trabalhos com a maior revista de armamento dos Estados Unidos, cobertura foto jornalística sobre a seleção brasileira de futebol e free lances para jornais e revistas do Brasil

Serviço:

Exposição Fotográfica Aves de Roraima

Data: 14 de setembro

Hora: 19h 30

Local: Hall do Roraima Garden Shopping

Publicidade