Entretenimento

Autor lança livro baseado no primeiro filme de ficção de RR

Autor lança livro baseado no primeiro filme de ficção de RR

Na história do cinema, o mais comum são filmes adaptados da literatura, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem até um prêmio para essa categoria, porém o escritor e fotógrafo Bruno Garmatz fez o caminho inverso e lança neste sábado (28) o livro ‘“Remanescente das Sombras” adaptado do filme que foi considerado o primeiro de ficção de Roraima.

Bruno conheceu a história quando atuou interpretando o mafioso nazista ‘Von Deck’ no filme de Alex Pizano lançado em 2009. O longa possui 1h49 minutos e conta a trajetória de Von Deck que escapou da guerra para criar uma máfia terrorista no norte do Brasil.

Bruno iniciou a produção do livro em 2015 com a proposta de dar mais detalhes ao roteiro de Pizano. “A história me tocou bastante, e pedi permissão do Alex Pizano que produziu o filme para dar continuidade a esse trabalho. Pizano fez história no cinema em Roraima escrevendo um roteiro que mistura o Extremo Norte do país com refugiado nazista da II Grande Guerra”, disse.

Na obra, Von Deck continua suas atividades criminosas tornando-se assim “O grande Mentor” dos esquemas mais corruptos de Roraima. O filme foi feito de forma independente e contou com atores amadores.
“É um história muito complexa e bem contada por Pizano no audiovisual, então eu queria dar um complemento, contar a história com mais detalhes, foi uma experiência muito boa fazer parte desse projeto e acho que consegui dar uma contribuição ainda maior. Mais detalhes de quem era Von Deck e de como ele fazia seus crimes”, relatou.

Bruno Garmatz
Nascido em Ibirubá no Rio Grande do Sul, Bruno Garmatz chegou a Boa Vista em 1983. Ele também é responsável pelos livros ‘Monte Roraima: a Morada de Makunaima” sobre turismo, “Conversando com Guillermo”, “Escolhas erradas” e “O homem de Barlovento”, que também contam histórias de ficção.

Lançamento
O lançamento ocorre neste sábado (28) no Centro de Tradições Gaúchas, a partir das 20 horas. Para custear as despesas do livro, o autor está vendendo convites para o lançamento. “Ainda é muito difícil produzir literatura em Roraima, os escritores muitas vezes precisam tirar do próprio bolso. É uma batalha”, disse.
Os convites estão à venda no valor de R$ 45 (individual) e R$ 60 (para casal). Quem comprar o convite terá o direito a um exemplar do livro. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 98124-7080.

Serviço
Lançamento do livro
Remanescente das Sombras
Data: 28 de abril
Local: CTG
Hora: 20h
Informações: 98124-7080