Cotidiano

Atraso na liberação de leito prejudica realização de cirurgia de jovem

Leonan Correia Nogueira está aguardando início do procedimento desde as 13h de hoje

Familiares do jovem Leonan Correia Nogueira, 19 anos, entraram em contato com a FolhaWeb para denunciar a demora na realização de uma cirurgia para tratar uma hérnia na região da virilha. O procedimento, inclusive já tinha sido agendado, no entanto, o rapaz ainda aguarda pela liberação de leito no Hospital Geral de Roraima (HGR).

De acordo com a tia de Leonan, a dona de casa Leonéia Nogueira, o rapaz chegou à unidade às 8h, já que a previsão para a realização da cirurgia era para as 13h. Apesar disso, a liberação de um leito estaria atrasando o início do procedimento.

“Já são 16 horas e até agora ele não entrou para fazer a cirurgia, porque a responsável pela liberação de leitos não está em canto algum do hospital”, declarou.

Essa não é a primeira vez que a dona de casa denuncia problemas na busca por cirurgia para o jovem. No mês passado, ela já tinha informado à reportagem que Leonan estava a espera do procedimento há dois anos. Na época, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) teria se comprometido a agilizar o processo do rapaz.

“A direção do HGR pede ao paciente que procure a direção geral da Clínica Especializada Coronel Mota, localizada na rua Coronel Pinto, 664, Centro. Na unidade o paciente será avaliado, e se for o caso, cadastrado na Fila Única para ser atendido o mais breve possível”, disse a Secretaria, em nota.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que informou, em nota, que o paciente está com cirurgia programada para esta sexta-feira, 22, no turno da tarde. O mesmo já se encontra no leito do Hospital Geral de Roraima (HGR).

A secretaria ressalta ainda que a marcação das cirurgias eletivas é feita conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), seguindo o chamado padrão Fila Única. “O agendamento segue conforme classificação e posição nesta fila”, concluiu.