Esporte

Atletas roraimenses conquistando medalhas

Foram destaques do segundo dia de competições os alunos-atletas das modalidades de xadrez e atletismo

O evento ocorre na cidade de Manaus (AM) e reúne mais de 700 alunos-atletas de sete institutos federais. A realização é do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), com o apoio do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Neste domingo, 26, Roraima conseguiu resultado positivo no xadrez. Yasmim Braga, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), ficou em 3.° lugar na modalidade após confrontar enxadristas do Amazonas (Ifam), de Rondônia (Ifro) e do Amapá (Ifap).

Yasmin acredita que a pouca experiência e o nervosismo influenciaram no resultado final, mas ainda assim está feliz por conquistar lugar no pódio logo na primeira participação nos JIFs Norte. “Faltou experiência e sobrou nervosismo. Fico na expectativa de nos próximos anos o IFRR obter outras boas colocações no xadrez. Espero ter demonstrado também que somos competitivos”, contou. 

No atletismo, o IFRR soma resultados positivos desde sábado, 25, quando houve a prova de revezamento 4x100metros rasos. O tempo de 57s6 rendeu às alunas-atletas do Campus Boa Vista (CBV) Andressa Silva, Andria Alencar, Denise Sousa e Melissa Duarte, o 2.° lugar. A vencedora foi a equipe do Ifam, que bateu um novo recorde na etapa (53s7).

Outra prova com resultados positivos para Roraima foi a de arremesso de peso masculino. Com a marca de10,89m,Adonay Azevedo, também do CBV, ficou o 3.° lugar. Conforme o técnico da equipe de atletismo do campus, Marcelo Calixto, a preparação dos atletas começou ainda no primeiro semestre deste ano e os resultados representam a renovação da equipe. “No que se refere ao nível dos jogos, temos aqui equipes do Norte que são referências no atletismo, como a do Amazonas, que foi destaque mais uma vez este ano”, avaliou.

O IFRR também conseguiu mais vitórias com a atleta, Melissa Dandara Duarte, do CBV, que garantiu a prata nos 100 metros rasos, enquanto Jarde de Almeida, do Campus Novo Paraíso (CNP),conquistou o bronze no salto em altura.

Melissa está confiante para as próximas edições. “Ser a segunda melhor do Norte é muito gratificante. Isso é resultado dos treinos e da dedicação ao atletismo. Com o apoio do IFRR, da equipe de atletismo e do treinador Marcelo Calixto pretendo conseguir o primeiro lugar no pódio em 2019”, revelou.

Nesta segunda-feira, 27, as competições continuam nas modalidades de natação, basquete, vôlei de praia, futsal, handebol, futebol e voleibol. Elas ocorrem nos Campi Manaus Centro e Manaus Zona Leste do Ifam, no Clube do Trabalhador do Amazonas e na Praia da Ponta Negra.