Esporte

Atletas embarcam para etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

A delegação do Instituto Federal de Roraima embarca, na madrugada desta terça-feira, 16, para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2018, que ocorre de 16 a 21 de outubro, em Fortaleza (CE). A competição é considerada a maior do esporte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O IFRR será representado por quatro alunos do judô (Edimara da Silva, Júlio César Freitas, Henrique Benson Silva e Liase Stuart Rodrigues) e uma da natação (Sablina Gomes). Acompanharão os alunos-atletas os técnicos das duas modalidades, respectivamente, os professores Paulo Henrique Reinbold, do Campus Boa Vista (CBV), e Gisela Rosseti, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), que também é chefe da delegação.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do IFRR, Nadson Castro, muito embora tenha um número reduzido de alunos participando, comparado com o da edição passada, existe expectativa de medalhas. “O judô, todo ano, traz medalhas, e uma aluna da natação teve um bom desempenho. Então, vamos torcer para que nossos alunos façam bom trabalho na competição”, disse.

Os JIFs 2018 são organizados pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com outras instituições da Rede Federal. A cerimônia de abertura ocorre dia 16, às 19h30, no ginásio do Centro de Formação Olímpica Nordeste (CFO), com diversas apresentações regionais.

De acordo com o site do evento, mais de mil atletas, representando 24 estados e o Distrito Federal, vão lutar por medalhas e troféus em 11 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A equipe de organização conta com mais de 200 pessoas, entre servidores, colaboradores terceirizados e alunos.

Ainda segundo o site, nesta etapa o diferencial em relação às outras edições será a concentração de todas as disputas em um só espaço. Os 85 mil metros quadrados do CFO oferecem as condições ideais para que os atletas obtenham seus melhores resultados.