Cotidiano

Atletas de programa social conquistam medalhas em campeonato de karatê

Alunos estrearam em competições e tiveram destaque positivo.

Francisca da Silva, de 18 anos, conquistou ouro na categoria kumite, que é o combate em si, e o kata, uma luta individual com movimentos de ataque e defesa. “Não esperava ganhar, estava nervosa. Quando soube do resultado, foi uma felicidade total”.

 Com 1 ano e 3 meses de treinamento, Cauã Rodrigues, de 15 anos, conquistou a medalha de prata nas modalidades kata e kumite.

“Estou muito feliz, consegui ganhar com muito esforço, prática e aplicando o que aprendo nas aulas”.

O sensei Sebastião Soares explica que o resultado é fruto de determinação, disciplina e esforço dos alunos. Para alcançar essas conquistas, os atletas passaram por um treinamento de um ano.

“No interior não há muita opção para essas atividades, logo o programa veio para ajudar a realizar os sonhos das pessoas que não podem se deslocar até a Capital”.

 Núcleo da Assembleia no município de Iracema possui 35 alunos de karatê, que faz parte do programa Abrindo Caminhos, da Assembleia Legislativa de Roraima. A ação é voltada para crianças e adolescentes de baixa renda e atende a um total de
500 alunos em aulas de futebol, ginástica rítmica, coral, informática, inglês e espanhol.

CRESCIMENTO
– A competição durou dois dias, e reuniu crianças, jovens e adultos da Capital, Interior, além do estado e país vizinhos Amazonas e Venezuela, totalizando 176 atletas.

“Estamos presenciando o crescimento do karatê no Estado. Hoje temos vários atletas classificados para a final do Brasileiro”, explica o presidente da Federação Roraimense de Karatê, Oberlan Jones.

O presidente destaca que a prática desta modalidade afasta os jovens e os adolescentes da criminalidade.

“O karatê possui uma filosofia de formar valores morais que vão nortear a vida da pessoa, seja na escola, trabalho ou na academia. As pessoas que treinam procuram seguir o caminho do bem, com respeito e humildade com o outro”.