PUBLICIDADE
JAIDER ESBELL
Artista indígena de Roraima está na final do Prêmio Pipa
O índio macuxi Jaider Esbell está na etapa final do Prêmio Pipa. O artista teve grande votação popular na internet
Por Raisa Carvalho
Em 28/07/2016 às 00:58
O artista nasceu na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Normandia (Foto: Arquivo pessoal)

Pela primeira vez, o Prêmio Investidor Profissional de Arte, conhecido popularmente como Prêmio Pipa, indicou um artista roraimense ao prêmio. O indígena Jaider Esbell superou a lista de 71 artistas indicados e concorre na etapa final.

Esbell foi o mais votado pela opinião popular para receber o prêmio de maior relevância da arte brasileira e teve mais de 1.500 votos. A segunda mais bem votada foi Arissana Pataxó, da Bahia, com 968 votos.

Segundo o artista Jaider Esbell, fazer parte da lista dos indicados é importante em vários aspectos, sobretudo por ocupar espaços garantidos pela luta dos povos indígenas.

“É a identidade do povo de Roraima que está sendo divulgada e ganhando lugar de destaque na cena, estando ao nível dos grandes temas nacionais e internacionais. Um dos objetivos ainda é expandir e fortalecer o trabalho de comunicação em rede que a arte pode proporcionar”, frisou.

A principal diferença entre a arte indígena e a arte contemporânea ocidental talvez seja o fato de a primeira possuir um caráter tradicional, ensinado e passado de geração para geração. Foi assim que Jaider teve seu primeiro contato com a arte.

“Nós só fomos vistos porque fazemos a função social da arte, a arte contextual com propósitos referenciais e ancestralidade na contemporaneidade”, disse.

O artista nasceu na região da comunidade Santa Cruz, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia. Deixou a maloca para viver em Boa Vista a fim de dar continuidade aos estudos e foi aí que resolveu aprimorar o dom artístico e literário.

Jaider, assim como os outros artistas, está concorrendo na principal categoria do Prêmio. Nesta etapa, apenas dez foram escolhidos entre mais de cem artistas.

A votação acontece no site do Prêmio e o vencedor é o artista mais votado pelo público. O primeiro colocado é denominado vencedor do PIPA Online e recebe R$ 10.000,00. O segundo colocado na votação online recebe R$ 5.000,00.

PRÊMIO PIPA

O Prêmio PIPA é uma parceria entre o PIPA Global Investments e o MAM-Rio. Foi criado em 2010 para ser o mais relevante prêmio brasileiro de artes visuais. É coordenado pela equipe do Instituto PIPA.

O objetivo do PIPA é premiar e consagrar artistas que já vêm se destacando por seus trabalhos, já conhecidos no mercado brasileiro de arte e não para descobrir novos talentos totalmente desconhecidos. É uma premiação.

O evento acontece anualmente e podem participar artistas que trabalhem com qualquer mídia, sem restrição de idade. Não há inscrições para concorrer ao Prêmio. Os artistas são indicados pelo Comitê de Indicação.

Para obter mais informações, é só acessar o site

Jaider Esbell
Jaider Esbell
Jaider Esbell
Jaider Esbell
Jaider Esbell
Jaider Esbell
***
Gostou?
0
0
PUBLICIDADE
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!