Esporte

Aquática Marinho vence a Copa Roraima

Com o terceiro título seguido no ano, o time de Astréa Teca Marinho segue na liderança do ranking de clubes da natação roraimense em 2016

Mais uma vez deu Aquática Marinho/Assopbm. No último final de semana, a equipe conquistou o terceiro título seguido da temporada estadual ao vencer a Copa Roraima de Natação com 491 pontos. Com o feito, o time segue na liderança do ranking de clubes de 2016, da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), com três títulos – também venceu os torneios de Velocidade e Boto Preto.

Em segundo lugar na classificação de clubes da Copa Roraima ficou a Apabv/6º BEC, com 402 pontos, seguida pela Vila Olímpica/Fetec, com 136, e pelo Sinpol, com 71.

Na categoria Mirim/Petiz (nove a 12 anos), a Apabv foi a vencedora, com 234, e repetiu o feito da edição de 2015. Em segundo ficou a Aquática Marinho, com 190, seguida pela Vila Olímpica, com 173, e o Sinpol, com 22.

A técnica da Aquática Marinho, Astréa Teca Marinho, em seus agradecimentos pelo título, citou o apoio da diretoria da Assopbm, do preparador-físico Moisés Alves, do Instituto Batista de Roraima (IBR), do doutor Leandro Duarte, do coordenador da Vila Olímpica, Josiel Matos, e dos “paitrocinadores” dos atletas.

Os técnicos da Apabv, Yórran Greco e Wendell Lima, destacaram o investimento da equipe nas categorias de base, sobretudo, no Mirim e Petiz, e, com isso, o resultado vem aparecendo. Eles agradeceram aos patrocinadores dos atletas, ao clube Grecas e ao 6º BEC.

A presidente da Fedar, Gilda Hupsel, por sua vez, destacou os feitos obtidos no torneio. “Neste evento, tivemos vários atletas que baixaram os tempos. Não posso esquecer que na categoria Mirim e Petiz, esse evento foi o último para os técnicos verem as provas para seus atletas nadarem no torneio Mirim Petiz do Norte de Natação, que será nos dias 15 e 16 de julho – e clubes do Amazonas já confirmaram suas participações”, disse.

MELHORES ÍNDICES – No ranking de melhores índices técnicos por naipe no torneio, mais uma vez brilhou a estrela de Flávia Cantanhede e Eduardo Amorim. A nadadora da Aquática Marinho fechou com o melhor índice técnico nos 50 metros livres, com o tempo de 29seg05, o que corresponde a 564 pontos. No mesmo estilo de prova, o atleta da Apabv obteve o melhor índice, com a marca de 23seg71 (695 pontos de índice)

MAIS EFICIENTES – Os mais eficientes (os que mais pontuaram para suas equipes) por naipe foram da equipe campeã, Aquática Marinho. A atleta Yasmin de Lima foi a melhor no feminino, ao somar 50 pontos, e o nadador George Oliveira foi o melhor no masculino, com 44.

RECORDES – A Copa Roraima ainda teve 39 recordes quebrados e duas marcas estaduais superadas. Entre os que mais quebraram recordes na categoria Absoluta (geral), estão: Felipe Maycon Ferreira, do Sinpol, que bateu o recorde estadual e do evento nos 400m medley e nos 200m borboleta; Eduardo Amorim, da Apabv, que quebrou a marca do campeonato nos 50, 100 e 200m livres; Flávia Cantanhede, da Aquática Marinho, recordista do evento nos 50 e 100m livres; e Yasmin de Lima, do mesmo time, recordista da competição nos 400m medley e 100m costas.

Já entre os maiores recordistas do evento na categoria Mirim/Petiz, estão: Vitoria Maria Guimarães (Mirim), da Aquática Marinho, nos 50, 100 e 200m livres, e nos 50m peito e borboleta; Luca de Lima (Mirim), da Apabv, nos 50, 100 e 200m livres, e nos 50m costas; Diana Gabrielly Melo (Petiz), da Apabv, nos 50, 100 e 200m livres, e nos 50m costas e borboleta; e Leonardo Portela (Petiz), da Aquática Marinho, nos 100m borboleta e nos 200m medley.

APOIO – A Fedar agradeceu o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Vila Olímpica e Defesa Civil, e dos patrocinadores dos clubes e atletas.