Cotidiano

Após morte de ciclista Av. Princesa Isabel passará a ser mão única

Em apenas cinco meses, 45 acidentes foram registrados na avenida, uma das principais vias de acesso que corta vários bairros da zona oeste de Boa Vista

A morte de um ciclista ocorrida na manhã de ontem, 24, na Avenida Princesa Isabel, uma das principais vias de acesso que corta vários bairros da zona oeste de Boa Vista, entrou para as estatísticas da guerrilha urbana na Capital. Somente de janeiro a maio deste ano, foram registrados outros 45 acidentes na avenida, média de um a cada três dias, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Desde que passou por reestruturação para implantação de uma ciclovia como parte do Plano de Mobilidade Urbana, que contempla diversas obras pela cidade, a avenida tem registrado diversos acidentes. A Prefeitura de Boa Vista, no entanto, anunciou que o local passará de mão dupla para sentido único (centro-bairro) em até 20 dias.

Conforme o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, a medida visa organizar o tráfego e minimizar o risco de acidentes de trânsito. “A parte do trânsito está sendo finalizada estamos aguardando a adequação da linha de ônibus que passa lá e dentro desse período iremos instalar a sinalização para mudança do sentido”, disse.

A principal reclamação dos condutores de veículos que trafegam pela via ocorre por conta da quase inutilização da ciclovia. Segundo os motoristas, muitos ciclistas deixam de usar a faixa destinada a eles para pedalar no meio dos carros. “É impressionante como essa avenida é perigosa. Quase todo dia dirijo por aqui e vejo acidentes”, disse o empresário Raimundo Simões.

Além das bicicletas, motos e carros, a avenida também possui vários pontos de circulação de ônibus, o que a torna ainda mais estreita e perigosa para o trânsito. “Aqui você só passa se for tirando fino dos outros carros e das motos. Quando ônibus passa então é que ficamos por vários minutos com lentidão. Não tem mais espaço para ser duplo sentido aqui”, desabafou o autônomo José Rodrigues.

Para o secretário Raimundo Barros, no entanto, os acidentes ocorrem por conta de desobediência dos próprios motoristas. “Os acidentes não são em decorrência do fluxo duplo, mas sim da desobediência dos motoristas. Mesmo com fluxo duplo, a avenida é devidamente sinalizada e o condutor e o ciclista precisam obedecer a sinalização”, afirmou.

Conforme Barros, a única pendência para tornar a avenida sentido único é a instalação de sinalização necessária para a mudança. “Pode ser que o prazo ultrapasse em decorrência da necessidade de adequações que devem ser feitas por etapas para evitar transtornos”, frisou. (L.G.C)

Ciclista morre após ser atropelado e arrastado por veículo na Princesa Isabel

O ciclista Vilson Rangel Santes dos Santos, 39 anos, foi mais uma vítima do trânsito violento da Capital. Ele transitava pela Avenida Princesa Isabel, na altura do bairro Caimbé, quando foi atropelado e arrastado por vários metros. Por conta da gravidade dos ferimentos e do impacto, acabou morrendo antes da chegada do socorro. O acidente aconteceu por volta das 7horas da manhã de ontem, 24.

A vítima estava transitando em sua bicicleta pela avenida, que possui ciclovia. A reportagem da Folha não conseguiu confirmar se a vítima pedalava na ciclovia ou não, mas o corpo estava do lado oposto à faixa exclusiva para ciclistas. Segundo informações de testemunhas, o motorista que atropelou o ciclista teria fugido do local do acidente e não parou para prestar qualquer socorro.

A Polícia Militar foi acionada para isolar a cena do crime e controlar o trânsito na área. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada para atender à vítima, que morreu enquanto recebia os primeiros socorros.

A perícia chegou ao local e, após a coleta dos dados que serão parte do inquérito policial, o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) fez a remoção.

Ainda na manhã de ontem a necropsia foi realizada a fim de definir a causa do óbito. Como Vilson sofreu um trauma na cabeça acabou morrendo em consequência de uma hemorragia intracraniana. Ainda na tarde de ontem, o corpo foi liberado para família e sepultamento.

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), investiga o caso para tentar localizar o veículo e o condutor envolvidos no acidente, mas até o começo da noite de ontem, não tinham sido identificados. (J.B)