Anchieta quer voltar a pagar salário de servidores em dia

Geração de infraestrutura em apoio a atividades produtivas voltadas para geração de emprego também será prioridade 

LEO DAUBERMANN

Editoria de Política

Em entrevista ao programa Agenda da Semana de ontem, 23, na Rádio Folha AM 1020, o candidato ao Governo do Estado, ex-governador Anchieta Júnior (PSDB), anunciou o resgate dos programas sociais e garantiu a volta do pagamento em dia, dos salários dos servidores públicos, além da regularização do pagamento das empresas terceirizadas.

Anchieta destacou que o Estado ainda não está consolidado economicamente e que o Governo tem uma participação considerável na economia.

“Somos um estado novo, completamos 30 anos agora no dia 5 de outubro. No que diz respeito à matriz econômica, o setor privado ainda tem uma participação muito pequena, então a gestão de governo tem uma participação muito grande na economia. Se deixar de pagar o salário dos servidores, a economia já sente”, disse.

“No meu governo, tínhamos 50 mil famílias recebendo Crédito Social, pagos rigorosamente em dia. Eu sabia que não tinha 50 mil empregos para oferecer, mas aquelas pessoas dependiam do Crédito Social porque não tinham nenhuma fonte de renda, então eram R$ 72 milhões que, de certa forma aqueciam a economia e amenizavam a fome de 50 mil famílias. Vamos voltar com o Crédito Social”, garantiu Anchieta.

O ex-governador ressaltou também que fará um ajuste fiscal, montará uma equipe de transição para que possa tomar conhecimento dos números reais do estado.

“Precisamos voltar a garantir o pagamento dos salários dos servidores, os reajustes anuais, o pagamento dos PCCRs (Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações) e o pagamento das terceirizadas. Os programas sociais não estão sendo pagos, então isso reflete na ponta, na base da pirâmide, que representa muito mais de 60% da população”, disse.

SETOR PRODUTIVO – Anchieta destacou a importância de fomentar o setor produtivo.

“Precisamos incentivar o setor. Nós tínhamos 30 caminhões alugados na Agricultura para buscar a feira no interior. Hoje o colono, se quiser, coloca o saquinho em cima das costas e paga o frete e vem para a Feira do Produtor. Quando chega na feira, tem um cartel montado de atravessadores, que é obrigado a se sujeitar. Temos que voltar com o calcário, com a doação de sementes, isso não é paternalismo, é incentivo ao setor produtivo, porque a agricultura familiar é responsável por 80% da produção alimentar”, destacou.

O candidato disse que vai recuperar as vicinais, as pontes quebradas, que impedem o escoamento agrícola e o tráfego. “Hoje temos várias escolas fechadas porque o transporte escolar e a merenda não chegam. Precisamos colocar o estado nos trilhos do desenvolvimento novamente”, afirmou.

SEGURANÇA PÚBLICA – Anchieta anunciou também que pretende unificar o comando da segurança pública em Roraima.

“Teremos que fazer um trabalho preventivo, de inteligência, porque o crime organizado está catalogando jovens, os crimes aumentaram assustadoramente e precisamos combater efetivamente. Precisamos unir as forças e ter um comando único”, ressaltou.

“Minha proposta é o aparelhamento das Polícias Civil e Militar, que possuem bons profissionais. Temos necessidade de um novo presídio, voltar com o Ronda no Bairro. Pretendemos também realizar concurso público na área e realizar curso de aperfeiçoamento na Academia de Polícia Integrada, precisamos aumentar o efetivo, para irmos para o enfrentamento, no combate ao crime e ao tráfico de drogas e armas”, pontuou.

SAÚDE – Anchieta anunciou a volta das farmácias populares, o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos médicos, construção de mais duas maternidades, uma na capital e outra no sul do estado, além de melhorar a estrutura física das unidades hospitalares existentes.

“Precisamos voltar a funcionar como nós funcionávamos, colocar para funcionar o Hospital da Pintolândia, o novo prédio do HGR, assim, teremos 60 leitos na UTI, e se conseguirmos regularizar o fornecimento de remédios, faremos um atendimento justo à população”, concluiu.