Cotidiano

Amamentar ajuda mãe a perder peso no pós-parto

Com o tema “amamentação é a base da vida”, Maternidade Nossa Senhora de Nazareth promove programação especial até 7 de agosto

Em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promove atividades voltadas para as mães, em que será reforçada a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças. Com o tema “amamentação é a base da vida”, a programação segue até o dia 7 de agosto.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Silvia Furlim, durante essa semana, serão realizadas diversas atividades em parceria com o projeto ‘Meu Bebê, Minha Vida’, que é destinado às ações tanto de beleza quanto de artesanato. “Esse projeto vai ser aberto não só para as mães que estão internadas na UTI, mas também para as mães que estão amamentando. Haverá manicure, corte de cabelo, maquiagem e muito mais. O que vai haver de diferente é o movimento ‘mamaço’ que será realizado no último dia da ação”, informou.

No último dia da ação, será realizado o ‘mamaço’, movimento desenvolvido em vários estados brasileiros que apoia e incentiva as mães a amamentarem. “Todas as mães que estão amamentando estão convidadas a participar desse momento, onde todas estarão aleitando seus filhos simultaneamente. Teremos também café da manhã, sorteio de brindes e estaremos certificando algumas mães que fazem parte do quadro de doadoras do Banco de Leite, pelo tempo em que passaram sendo doadoras”, acrescentou Silvia.

A importância do aleitamento materno e do incentivo do ato está no benefício para o bebê, que recebe um alimento completo e nutritivo. “Uma criança que mama no peito geralmente adoece menos. O sistema imunológico é sempre mantido em alta. Alguns estudos comprovam que esses bebês tendem a possuir um QI mais elevado. É importante deixar claro que a amamentação não é benéfica apenas para o recém-nascido, mas também para a mãe, pois previne o câncer de mama, evita hemorragia no pós-parto e ajuda no emagrecimento, algo que geralmente preocupa as mulheres. O aleitamento só traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê”, comentou a diretora do Banco de Leite Humano.

Até os seis meses, bebê deve tomar apenas leite materno


Infográfico: Graffo

O recém-nascido deve ser alimentado na primeira hora de vida. Até os seis meses, o indicado é que o único alimento dado ao bebê seja o leite materno. “Durante esse período, a criança não precisa de outra coisa, a não ser o leite materno. Não é indicado dar água, chá ou suco, absolutamente nada. Após os seis meses, a alimentação pode ser complementada”, explicou Silvia Furlim.

Quanto ao uso de chupetas, a prática não é indicada durante a fase de amamentação. “A maneira de como o bebê vai sugar o seio é diferente da forma como ele vai coordenar a sucção na mamadeira ou na chupeta. Tem casos de crianças que deixam de querer o peito por causa da famosa ‘confusão de bico’, por isso é importante não oferecer bicos artificiais, pois gera alguns problemas, não só na questão da amamentação, mas ortodôntica como também na alteração da fala”, disse.

DOAÇÃO – O Banco de Leite Humano funciona 24 horas e tem uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnico de enfermagem. O objetivo do banco é dar apoio às mães de bebês prematuros, que não estão prontas para amamentar. As mães que querem se tornar doadoras podem ligar para os números 4009-4909 ou 4009-4939. É preciso que estejam saudáveis e façam exames de VDRL (sífilis) e HIV. (K.M)