Cotidiano

Alunos da UFRR fazem alerta sobre o trânsito com cruzes e capacetes

Como parte das atividades da disciplina de Seminários Temáticos, alunos do quarto semestre de Artes Visuais, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizam, desde o início dessa semana, a ação “Interrupção – Reflexões sobre o trânsito”.

Produzido pelos acadêmicos Sulivan Barros e Guaracy Costa, a ação tem a finalidade de propor, junto à população, uma reflexão sobre os elevados índices de mortes envolvendo motociclistas no Estado. “No ano de 2015, Roraima ocupou as primeiras colocações entre os estados com maior índice de mortes de motociclistas e, pensando nisso, nós optamos por abordar esse tema na nossa intervenção justamente para fazer com que as pessoas reflitam sobre esse dado tão negativo”, destacou Barros.

Segundo o estudante, os trabalhos de montagem da estrutura foram iniciados às 4 horas da madrugada desta segunda-feira, 22, onde estão expostas várias cruzes e capacetes simbolizando o número de mortos no trânsito.

“Alguns desses capacetes expostos na intervenção foram doados por pessoas que já sofreram acidentes de moto e o local escolhido foi justamente a parte dos fundos do Palácio Senador Hélio Campos, onde há uma grande circulação de veículos. Essa visão das cruzes, por si só, causa bastante impacto, fazendo que as pessoas realmente façam uma leitura da quantidade de pessoas que perdeu a vida no trânsito”, destacou.

A ação segue até sexta-feira, 24. Segundo Barros, a ideia é estender os trabalhos para outras localidades do município. “Nossa intenção é realmente fazer com que essa intervenção também venha a ser realizada em outros pontos da cidade, como na saída para Venezuela, em frente ao Shopping Pátio, e em outros locais de grande movimentação de veículos”.