Cotidiano

Alunos da Escola Américo Sarmento realizam manifestação

Protesto cobra limpeza no prédio da escola e pagamento das funcionárias terceirizadas responsáveis pela faxina

Cerca de 150 alunos da Escola Estadual América Sarmento localizada na Av. Raimundo Rodrigues Coelho, no bairro Pintolândia, zona oeste de Boa Vista, realizam uma manifestação em frente à unidade escolar.

O protesto cobra falta de materiais para limpeza e contra o atraso de seis meses salários dos funcionários de serviços gerais, contratados por uma empresa terceirizada.

Os adolescentes paralisaram as atividades da escola e mostraram cartazes na frente do prédio, fotos e vídeos filmados de celulares.

“Nossa escola se encontra sem condições para estudos, há fezes de pássaros nos corredores, lixo jogados em salas de aulas, banheiros sujos queremos reunir o máximo de alunos, as mulheres estão sem trabalhar devido seis meses de atraso, será uma manifestação organizada. Queremos chamar a atenção do Governo do Estado para ver se eles resolvem alguma coisa, temos como comprovar a sujeira” explicou o estudante Gilson Souza.

O estudante de 18 anos cursa o terceiro ano do ensino médio.  Ele relatou que por algumas vezes, foi necessário que os próprios estudantes fizessem a limpeza da Escola.

“Os alunos pela manhã realizaram um mutirão na escola, mas os alunos da tarde já não concordam, é de nossa responsabilidade manter o zelo na escola sim, mas limpar é tarefa desses pessoas que necessitam desse emprego e desses salários” disse.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) afirmou  que está providenciando o pagamento das faturas da empresa terceirizada LBC Serviços de Limpeza e Conservação. A previsão é que o pagamento seja realizado ainda no mês de Janeiro.

Segundo eles, a limpeza da escola continua sendo realizada pela empresa responsável e não por alunos da unidade de ensino.