Polícia

Agentes penitenciários encontram túnel dentro da Cadeia Pública

Agentes penitenciários que atuam dentro da Cadeia Pública de Boa Vista, localizada na avenida Benjamin Constant, bairro São Vicente, zona sul da Capital, encontraram, na manhã de ontem, dia 15, um túnel grande que estava sendo cavado por internos daquela unidade prisional.

Os agentes relataram que temem, que assim como na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), haja uma fuga em massa, tendo em vista que o caso já tinha sido relatado à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), que não está dando a atenção que a ocorrência requer.

“Isso é sério. Ainda nem conseguimos recapturar os foragidos da Penitenciária. Será uma loucura se os da Cadeia também conseguirem sair. A Sejuc tentou abafar, mas nós temos que divulgar isso porque as pessoas brincam com as questões sérias que permeiam os presídios do Estado. Eles nunca vieram fechar”, relatou o agente, se referindo à fuga de dezenas de presos da Pamc em janeiro deste ano.

Ainda segundo os agentes, o túnel estava sendo cavado no Bloco A, setor onde estão presos criminosos de alta periculosidade. “Nos já identificamos os suspeitos de serem os mentores da escavação e vamos relatar para que eles sejam punidos pela Lei de Execuções Penais [LEP]”, acrescentou.

OUTRO LADO – A Sejuc confirmou, por meio de nota, que durante revista de rotina realizada na manhã de ontem, na Cadeia Pública, foi encontrado um túnel em uma das alas, cuja escavação estava ainda no início. “Imediatamente foi realizado trabalho de concretagem do mesmo, sem prejuízo para a segurança da unidade”, frisou. (J.B)