Cotidiano

Adolescentes são apreendidos em festa particular no Raiar do Sol

A ação ocorreu na madrugada deste sábado,12, em uma chácara da localidade. Fiscalização apontou que jovens tinham acesso a bebidas e drogas

Uma ação conjunta envolvendo membros da Divisão de Proteção da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Conselho Tutelar e 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), resultou na apreensão de vários menores de idade em uma festa particular que estava sendo realizada na madrugada deste sábado, 12, em uma chácara do bairro Raiar do Sol, zona Oeste da capital.

A ação se deu em razão de várias denuncias feita por moradores da localidade. Segundo informações obtidas pela FolhaWeb, a divulgação do evento era feita por meio das redes sociais e em escolas da região, sendo voltada exclusivamente para crianças e adolescentes. O local não tinha alvará de funcionamento.

Para afastar qualquer tipo de suspeita, os responsáveis pelo evento afirmavam que se tratava de festa particular, no entanto, a denúncia era de que os convidados tinham acesso a bebida alcoólica e drogas ilícitas, e que não era a primeira vez que a ação era realizada no local.

No momento da abordagem, mais de 1.100 pessoas estavam no local, sendo a grande maioria adolescente, expostos as mais diversas situações. Houve tumulto e muitos tentaram impedir o trabalho das equipes de fiscalização.

Ao todo, cerca de 60 menores de idade foram apreendidos e encaminhados para a Central de Flagrantes do 5º Distrito Policial (5º DP), no Distrito Industrial, onde foram entregues aos responsáveis legais, que processo de infração às normas administrativas previstas no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), cuja multa aplicada pode variar de 3 a 20 salários mínimos, além de responderem por outras infrações constatadas durante o procedimento individual de cada infante.

O casal que supostamente organizou o evento também foi detido, no entanto, ambos foram liberados, devido a ausência de provas. Já os adolescentes cujos pais não compareceram na delegacia durante diligência, que durou até as 6h da manhã, foram entregue nos conselhos tutelares, de acordo com a residência de cada um.