Esporte

Adiada a fase Estadual Final dos Jogos Escolares de Roraima

Estarão reunidos alunos/atletas do Interior do estado e da Capital que garantiram vaga na Etapa Final, quando competirão em 13 modalidades.

A fase Estadual Final dos Jogos Escolares de Roraima foi adiada. A realização será dos dias 11 a 18 de agosto. Na data anterior, as disputas aconteceriam nos dias 20 a 29 deste mês. Esta Etapa reúne alunos/atletas classificados na fase regional e capital que disputarão 13 modalidades.

Rômulo Bonates, coordenador dos Jogos Escolares, explicou o motivo do adiamento da maior competição esportiva escolar de Roraima.

“Foi adiado porque tem o período de recesso das escolas, e os professores fizeram o pedido devido ao grande número de alunos que estarão de férias e estarão viajando. Muitos professores também tinham viagens marcadas e ia coincidir o período”, disse.

“A gente preferiu atender a maioria e fazer a realização no retorno das aulas, até porque todos já vão estar frequentando as aulas. Inclusive o contato entre os alunos e professores estava difícil”, completou.

Com a mudança, consequentemente mudou a data do congresso técnico, marcada para o dia 8 de agosto no auditório da Secretaria Estadual de Educação (SEED), localizada na Rua Barão do Rio Branco, Centro. A reunião começa às 8h30 e segue até as 20h para as modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa, Ginástica Rítmica, Vôlei de Praia, Voleibol, Basquetebol, Futebol, Handebol e Futsal. Judô, Karatê e Xadrez terão o congresso separado com locais a definir.

A 47ª realização dos Jogos Escolares de Roraima começou pelas Fases Regionais pelo interior do Estado. O pontapé inicial foi dado pelo município de Uiramutã, seguido por Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim. Pela vaga no Estadual, as escolas da capital também entraram na disputa no mês de junho.

Na modalidade individual, serão disputados: Atletismo, Natação, Xadrez, Ginástica Rítmica, Tênis de Mesa, Karatê, Judô e Vôlei de Praia. Nas modalidades coletivas, as disputas são de Futsal, Futebol, Handebol, Basquete e Voleibol.

JERR – Há 47 edições, os Jogos Escolares de Roraima acontecem como o maior evento esportivo de Estado. No decorrer de todos esses anos, o Governo de Roraima patrocina alunos/atletas da Capital e Interior, como forma de incentivo ao esporte.

Com custeio do Governo do Estado, os campeões dos Jogos Escolares de Roraima participam anualmente dos Jogos Escolares da Juventude, sendo que as despesas com hospedagem e alimentação são custeadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, não havendo, portanto, nenhum custo para os alunos e suas famílias.