Política

Acompanhe a posse dos novos secretários

Mudanças vão acontecer na Educação, Infraestrutura, Fazenda, Cerr e Iteraima

Acontece neste momento, no Palácio Senador Hélio Campos, coletiva com a governadora Suely Campos para anunciar mudanças em seis pastas de governo. Conforme anunciado pela Folha, as trocas de secretários serão na Secretaria de Educação e Desporto (Seed), da Fazenda (Sefaz), Infraestrutura (Seinf), Secretaria do Índio (SEI), Companhia Energética de Roraima (Cerr) e Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima).

Acompanhe ao vivo na página da Folha, no Facebook.

O governo confirmou a posse do auditor fiscal aposentado, Leocádio Vasconcelos, para a Sefaz. Por três vezes ele já ocupou o cargo de secretário de Fazenda. Ele estava ocupando o cargo de superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

A Seed passa a ser comandada pela professora Cristina Paim. A Secretaria de Infraestrutura terá o roraimense Carlos Briglia como titular. Ele ocupou o cargo entre 2009 e 2012. O novo presidente da Cerr é Kleber Coutinho Josuá, que antes ocupara o posto de secretário de Fazenda.

O deputado estadual licenciado, Flamarion Portela, assume o posto de presidente do Iteraima. O índio macuxi Orlando Justino, que foi prefeito de Normandia por dois mandatos, passa a ocupar o cargo de secretário adjunto do Índio.

NOVOS SECRETÁRIOS
SEFAZ 
Antonio Leocádio Vasconcelos Filhos é cearense e chegou a Roraima em 1991, para assumir posto de secretário no governo de Ottomar de Sousa Pinto. Bacharel em Ciências Contábeis e Direito, é Auditor Fiscal aposentado da Secretaria de Fazenda do Ceará. Foi por três vezes secretário estadual da Fazenda (Sefaz-RR) e secretário de Finanças do município de Boa Vista. Também foi secretário de Justiça e Cidadania, diretor presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) e Controlador Geral do Sesc-RR (Serviço Social do Comércio). Foi também secretário de Saúde, de Educação e presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima) e Superintendente Geral da Assembleia Legislativa de Roraima.

SEED
Teresa Cristina Nogueira Paim é natural de Pacajús-Ceará. Chegou a Roraima em 1972, onde trabalhou como professora da rede estadual de ensino, e também como gestora escolar. Foi nomeada para ser delegada do MEC (Ministério da Educação), o que hoje corresponde ao cargo de superintendente. Também exerceu cargo de secretária-adjunta da SEAM (Secretaria de Articulação Municipal) e diretora administrativa do Iacti (Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação).

SEINF
Carlos Wagner Briglia Rocha é Engenheiro Civil, formado em 1977 pela Universidade Federal do Amazonas. Entre 1998 e 2014 foi servidor da Secretaria Estadual de Infraestrutura, onde desempenhou funções de diretor de Departamentos e secretário estadual (de 2009 a 2014). É casado e pai de cinco filhos.

SEI
Orlando Oliveira Justino, é índio macuxi da comunidade de Santa Maria, no município de Normandia. É professor do quadro efetivo da União. Foi prefeito do município de Normandia, eleito em 2004, para o exercício de 2005 a 2008 e reeleito em 2008, para o mandato de 2009 a 2012. Já foi secretário estadual do Índio (titular e adjunto).

ITERAIMA 
Flamarion Portela foi vereador em Boa Vista (1993-1995), deputado estadual (1995-1998) e vice-governador de Roraima (1999-2002). Flamarion assumiu o governo de Roraima em 2002, quando o então governador Neudo Ribeiro Campos renunciou ao cargo para se candidatar ao Senado. Em 2002 foi reeleito governador de Roraima. Em 2007, foi deputado Estadual e seguiu com dois mandatos. Em 2015, no governo Suely Campos, foi nomeado secretário obras e em 2017 voltou à Assembleia Legislativa para assumir o lugar do deputado Chicão da Silveira.

CERR 
Kleber Coutinho Josuá ocupou cargos de chefia na Secretaria Estadual de Fazenda e estava no posto de secretário estadual de Fazenda. Agora vai ocupar o cargo de presidente da Cerr.