Cultura

Ação vai promover teste rápido e gratuito para a comunidade

A ação vai acontecer durante o sábado e domingo, das 10h às 22h no Pátio Roraima Shopping

Testes rápidos de verificação, informações e alertas sobre as Hepatites B e C estarão disponíveis gratuitamente durante ação realizada pelo Rotary Club de Boa Vista, em parceria com o Pátio Roraima. O evento faz parte do Projeto Mundial de Erradicação de Hepatite B e C, chamado Hepatite Zero.

Durante o sábado (05) e o domingo (06), os rotarianos estarão no shopping realizando testes de verificação, passando instruções e alertando o público sobre a doença. A ação é completamente gratuita e vai acontecer das 10h às 22h, no segundo piso do shopping.

Segundo os organizadores, a ação tem como principal objetivo alertar os clientes, lojistas, colaboradores e pessoas que estiverem passando pelo shopping durante os dois dias, sobre o diagnóstico e prevenção da doença, tendo em vista que é assintomática até as fases mais avançadas e a única possibilidade de curá-la é um transplante de fígado.

A única forma de saber se a pessoa possui o vírus é fazendo exames de sangue específicos para as hepatites B e C, conforme ressaltou o Rotary Club de Boa Vista.

“Você pode fazer esses exames em qualquer Unidade Básica de Saúde [UBS], em um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) ou realizar um teste rápido gratuito com a nossa equipe durante a ação no Pátio Roraima”, afirmou o clube por meio de nota.

Para a gerente de marketing do shopping, Aline Aguiar, a ação é mais uma forma de mostrar a preocupação do Pátio quando o assunto é saúde. “Com a rotina atribulada e os inúmeros afazeres do dia a dia, acabamos deixando para depois a nossa saúde. Hepatite é uma doença grave e o Pátio está trabalhando junto com o Rotary para alertar as pessoas sobre isso”, sustentou.

O QUE É HEPATITE?

A hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. Por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. Causada por tipos de vírus que provocam uma inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são hoje portadoras desse vírus, sem saber disso. Os dois tipos mais perigosos são: hepatite B e C.

COMO SE PEGA HEPATITE?

As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado. A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos. Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 podem ter adquirido hepatite C.

A hepatite B é sexualmente transmissível (DST), e é muito fácil de pegar. Uma mãe portadora do vírus pode transmitir a doença para o filho, principalmente no momento do parto.

Serviço
Ação “Hepatite Zero” no Pátio Roraima Shopping
Data: Sábado (5) e domingo (6)
Local: Segundo piso do Pátio Roraima Shopping
Hora: 10h às 22h
Entrada Franca