Política

Abertura do ano legislativo começa dia 19 de fevereiro

Está marcada para a próxima terça-feira, 19, a partir das 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, a sessão solene de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Roraima. A solenidade será conduzida pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), e o representante do Poder Executivo fará a leitura da mensagem anual do governo.

Terão direito a discurso o presidente da Assembleia Legislativa e o governador do Estado, Antonio Denarium.

“Neste dia, receberemos os representantes do Executivo para mostrar ao Parlamento quais os trabalhos a serem realizados nos próximos quatro anos”, explicou o diretor de Assistência e Controle do Processo Legislativo, Daniel Santos.

Essa será a segunda sessão solene do ano. A primeira foi marcada pelas chamadas sessões preparatórias, ocorridas em 1º de janeiro, com a posse dos deputados, governador e vice e eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Pelo Regimento Interno da Casa, os trabalhos legislativos seguem até 30 de junho e retornam de 1º de agosto a 15 de dezembro.

Para a data, não está prevista a deliberação de matérias em Plenário, a não ser que, após a sessão solene, o presidente resolva fazer uma ordinária ou extraordinária.

As sessões ordinárias ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, nas dependências da Assembleia Legislativa. Além da possibilidade de acompanhar o processo legislativo de maneira presencial, os interessados em conhecer os trâmites do Parlamento podem assistir ao vivo pela TV Assembleia (57.3) ou pelo Facebook.

Bancadas terão dez novatos

Dos 24 parlamentares, 10 são novatos. Para essa legislatura, a Assembleia Legislativa de Roraima terá a primeira bancada feminina composta por seis parlamentares: Aurelina Medeiros (PODE) – 7º mandato; Lenir Rodrigues (PPS) – 2º mandato; Ione Pedroso (SD) – 1º mandato, Catarina Guerra (SD) – 1º mandato, Betânia Medeiros (PV) – 1º mandato e Tayla Peres (PRTB) – 1º mandato.